in

Camuflagem Dazzle: a camuflagem feita para confundir em vez de esconder

Durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, as batalhas eram travadas na terra, no ar e também no mar. Na terra, o uniforme dos soldados, os carros e os tanques, possuem camuflagem, bem como os aviões, no ar. Mas, você sabe que tipo de camuflagem era utilizada no mar, pelos navios de guerra? Após o post 24 fotos históricas que você precisa conhecer, que possui a foto de um navio camuflado, essa curiosidade veio a calhar:

furnaveco

Durante a Primeira Guerra Mundial, o pintor e ilustrador britânico Norman Wilkinson serviu na reserva naval Royal Navy. Era extremamente complicado esconder um barco no mar ou torná-lo invisível. Pensando nisso, Wilkinson resolveu que buscaria uma solução para confundir o inimigo, e criou a camuflagem Dazzle: uma técnica de pintura cubista que, seundo a definição do próprio Norman Wilkinson, “não servia para esconder os navios, mas para quebrar suas formas e confundir o oficial que estivesse observando-o por um periscópio.”

tumblr_ltyv442aT91qivanvo1_400 camo2 Submarino-con-camuflaje-Dazzlw-775x600

Wilkinson se colocou no lugar do observador e imaginou o inimigo em frente à camuflagem, para idealizar seu sistema que aplicava as bases do cubismo para quebrar as linhas dos navios no mar e aproveitar a baixa visibilidade noturna para que fosse muito mais complicado reconhecer o tipo de navio, seu tamanho, velocidade, se estava se aproximando ou afastando, e identificar se estava ante a proa ou da popa do navio. A ideia era pintar o casco dos navios com combinações de cores e traços (há 33 combinações diferentes de camuflagem Dazzle).

20110611_stp004 ZebraShips

Na Segunda Guerra Mundial, Wilkinson se incorporou ao Ministério do Ar para colaborar na camuflagem das bases aéreas. Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha utilizaram a técnica Dazzle em suas embarbações. Hoje em dia, alguns países continuam utilizando esta técnica em alguns de seus navios, por exemplo, em navios-patrulha.

USS-Essex-en-1944-800x502 USS_Inaugural_WWII HMS_Argus_1917-575x600 Norman-Wilkinson

E aí, curtiu?

Escrito por Louise

Amo, respiro e me alimento de quadrinhos, acho completamente normal se envolver emocionalmente com personagens de séries e filmes, e já vou avisando: NÃO MEXA COM MEUS HERÓIS!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Loading…

0

24 fotos históricas que você precisa conhecer

Reação de Aaron Paul e Bryan Cranston após ler o roteiro do episódio final de Breaking Bad