Os anos 90 foram maravilhosos e isso não tem como negar. Foi dessa década que surgiram os melhores animes, a consolidação dos tokusatsu e no finalzinho também o declínio. Teve até um programa como o Disney Cruj, e ser um ultra jovem revolucionário só por assistir desenhos da casa do Mickey era bem divertido.
Mas uma das atrações que foi na contramão de todos os heróis que a TV já tinha mostrado, era “Hércules: A Lendária Jornada”. O filho de Zeus chegou forte aos domingos no SBT, mas somente a partir dos anos 2000 e pela Rede Record, foi que o herói iniciava sua jornada de fazer milhões de jovens felizes. Quem viveu à época jamais esqueceu da alegria que era assistir à Kevin Sorbo – o melhor Hércules de todos os tempos -, lutando contra gigantes, carregando pedregulhos três vezes maior que ele, dando voadoras mitológicas e por vezes perdendo a cabeça por causa de Hera, sua madrasta.
Criada por Christian Williams e produzida por Sam Raimi e Bernadette Joyce, “Hércules: A Lendária Jornada” foi exibida originalmente entre 1995 e 1999, teve seis temporadas e um total de 111 episódios filmados na Nova Zelândia. Mas antes da série emplacar lá fora, a Universal chegou a produzir cinco filmes destinados apenas para a televisão em 1994. Foram eles que andaram para que a série pudesse correr. E como correu, não é mesmo?
- 7 desenhos da TV Cultura que fizeram sua infância mais feliz
- Além da Imaginação | A série que mudou o audiovisual para sempre
Hércules (Kevin Sorbo) e seu companheiro de viagens e melhor amigo, Iolaus (Michael Hurst), abriram nas tardes da TV um portal diretamente para a Grécia Antiga. A história não é baseada apenas nos 12 trabalhos de Hércules, arco que já foi bem difundido no cinema, por exemplo, mas sim nas histórias mais genéricas envolvendo Hércules e Iolaus salvando os aldeões rústicos de monstros, senhores da guerra ou os caprichos geralmente egoístas dos deuses. Também havia muita comédia e os episódios costumavam ter “piadas” sobre temas modernos. Embora ambientado na Grécia antiga, a série apresentava uma mistura de elementos orientais, egípcios e medievais em vários episódios.
“Hércules: A Lendária Jornada” foi cancelada no meio da filmagem da sexta temporada, e apenas um total de oito episódios foram produzidos, depois que Kevin Sorbo se recusou a renovar um contrato de extensão de três anos para continuar como protagonista no seriado. Sorbo, após a série, participou de outros projetos como “Kull, O Conquistador”, “Os Espartalhões” e a série “Andrômeda”.
+Veja abaixo um trailer especial sobre a série.
Enquanto as tardes da TV aberta careciam de ótimas atrações para os jovens naquela época, Hércules conseguia preencher esse papel com maestria. O carisma de Kevin Sorbo era contagiante e contribuía para que a série tivesse tanta audiência e fizesse um grande sucesso no Brasil.
Depois de “Hércules: A Lendária Jornada”, a TV Record também exibiu “Xena: Princesa Guerreira”, que foi uma série derivada de Hércules devido ao tamanho sucesso dos filho de Zeus pelo mundo. Houve um tempo que a TV Record exibia um episódio de Hércules e outro de Xena na sequência e vice-versa.
“Hércules: A Lendária Jornada” foi exibida no Brasil até o ano de 2008. Mas os fãs não ficaram desamparados, recentemente a 1Films passou a distribuir o título por aqui em DVD. A primeira temporada completa já está disponível em um box magnífico, e as demais devem chegar em breve.
Conte nos comentários a sua paixão por “Hércules: A Lendária Jornada”, nós vamos amar saber de tudo. Ok?
Comentários
Loading…
Loading…