Narcos – 1º episódio

Um novo olhar sobre a trajetória de Pablo Escobar

Não é de hoje que o colombiano Pablo Escobar desperta o fascínio das pessoas por sua trajetória de vida, suas histórias, seus feitos, desfeitos, atitudes e conquistas. Existe uma série de produtos que falam sobre a vida de Escobar, livros, séries, filmes e até histórias em quadrinhos.

Dia 25 (terça-feira) eu tive a oportunidade de acompanhar a premiére de Narcos na “Casa Geek”, a casa do pessoal da RedeGeek. Foi uma exibição em 4K em uma televisão deveras invejável da LG do Brasil. Essa experiência deixou toda a minha expectativa para a série ainda maior.

Eu sou um grande fã da história de Pablo Escobar e recentemente tive a oportunidade de conhecer o seu filho, Juan Pablo Escobar, no lançamento do livro “Meu Pai” – a biografia de Pablo contada pelo próprio filho. É um livro interessante que, em breve, será resenhado por aqui também. Contudo, o que vamos falar agora é sobre o primeiro episódio de Narcos.

Narcos - 1º episódio | Um novo olhar sobre a trajetória de Pablo Escobar

As crônicas de Narcos mostram as emocionantes histórias da vida real dos chefões do tráfico do final dos anos 80 e os esforços brutais realizados pela lei para detê-los. A série mostra com detalhes o choque entre as forças em conflito – legais, políticas, policiais, militares e civis – que culminam em um esforço para controlar a commodity mais poderosa do mundo: a cocaína.

A série reúne, novamente, o criador e produtor executivo José Padilha (Tropa de Elite, RoboCop) e o ator brasileiro Wagner Moura (Tropa de Elite, Elysium), interpretando o protagonista Pablo Escobar. Também estão na série os atores Boyd Holbrook (Garota Exemplar) e Pedro Pascal (Game of Thrones), que interpretam os agentes reais da DEA, Stephen Murphy e Javier Peña. Narcos também apresenta performances do colombiano Juan Pablo Raba (El corazón del océano), da estrela britânica do teatro, Joanna Christie (Once), da mexicana Stephanie Sigman (que poderá ser vista ainda este ano no próximo James Bond, Spectre), do ator colombiano Manolo Cardona (Covert Affairs), do brasileiro André Mattos (Tropa de Elite), do ator porto-riquenho Luis Guzman (Boogie Nights) e a deslumbrante Ana de la Reguera (Eastbound & Down, Nacho Libre) do México.

Narcos - 1º episódio | Um novo olhar sobre a trajetória de Pablo Escobar

Primeiramente gostaria de destacar a minha surpresa pelo ponto de vista da história não ser o de Escobar, e sim de Steve Murphy, o policial da DEA (Drug Enforcement Administration). Outro ponto importante é a narração em off que costura o roteiro de forma exemplar, uma característica de Zé Padilha (diretor do primeiro e do segundo episódio). Se você assistiu “Tropa de Elite”, conhece muito bem!

Narcos - 1º episódio | Um novo olhar sobre a trajetória de Pablo Escobar

O primeiro episódio de Narcos conseguiu representar o destaque da série muito bem. A forma com que Juan Pablo Escobar, o filho de Escobar, descreveu seu pai em seu livro é exatamente o que vi na tela. Wagner Moura incorporou o personagem de uma forma tão incrível, que realmente se tornou o mito colombiano. O cabelo, o bigode, a forma de sentar, a postura, o jeito de vestir e o modo de falar são exatamente iguais ao que foi descrito por Juan Pablo. O espanhol falado pelo ator é impecável  – e olha que ele teve que aprender o idioma local de Medellin para poder encarnar 100% no personagem.

A série usa imagens reais da época e costura tudo muito bem, misturando um pouco da linguagem de documentário em sua dramaturgia. Isso traz um tom diferente na dinâmica da série. Até mesmo o humor característico de Escobar é justificado com os momentos históricos e datado pelas imagens da época.

Narcos - 1º episódio | Um novo olhar sobre a trajetória de Pablo Escobar

A série é um pouco truculenta no início, a gama de informações que precisam ser contadas em pouco tempo podem confundir o espectador. Outra coisa que pode ser ruim é a mistificação dada a Escobar. Se você não conhece pelo menos uma parte de sua história, corre o risco de acabar questionando se foi realmente daquela forma que tudo aconteceu. Para finalizar, existe o problema da mistura de dois idiomas, inglês e espanhol, em Narcos. Isso pode dificultar a aceitação do programa nos Estados Unidos (para quem não sabe, os americanos detestam ler legendas), mas como todos os projetos da Netflix, esta é uma série criada para atingir públicos de todas as nacionalidades que o serviço de vídeo por streaming atende.

Pablo Escobar é um cara que viveu os dois lados da moeda: ora é o vilão, ora o mocinho. Para uns ele é visto como o pior ser humano que já existiu na face da Terra, enquanto para outros ele foi o único que estendeu a mão. Na Colômbia, mais precisamente em Medellin, sua imagem fica ao lado do menino Jesus. Isto serve para dar um pouco de noção para o espectador da importância do homem que estamos falando. Estamos diante de um novo olhar sobre a trajetória de Pablo Escobar, uma nova oportunidade de conhecer, de forma um tanto resumida, a vida de um ícone mundialmente conhecido.

Narcos - 1º episódio | Um novo olhar sobre a trajetória de Pablo Escobar

Narcos é uma série original da Netflix e carrega a mesma qualidade e empenho visto em produções anteriores do serviço, como Demolidor, Sense8, House of Cards, Orange is The New Black, entre outras.

Todos os 10 episódios de Narcos estarão disponíveis no dia 28 de agosto de 2015.


Gostou? Tem mais:


VEJA TAMBÉM:

COMENTE:

© 2019 Proibido Ler. Todos os direitos reservados.