in

Mundo Cão | O mundo é um cão raivoso prestes a lhe devorar

A ficção e a realidade, a realidade e a ficção… Não importa a ordem, elas vão se misturar um dia. Seja onde for e como for, elas vão se encontrar. É como um rio que encontra o mar – mesmo que nem todos tenham esse destino, alguns deles um dia se encontram.

Mundo Cão é um livro que encontrou, na sua realidade, a ficção que precisava para alçar voo e criar o imaginário que te prende a cada página. Matheus Peleteiro, um jovem escritor de 19 anos, trouxe à realidade baiana um pouco de ficção e originalidade, ao tratar de assuntos da sociedade e do cotidiano de forma diferente do que estamos acostumados a ouvir quando o assunto é o nordeste do país.

O livro conta a história de Pedro Contino (cujo nome é uma homenagem a Pedro Pondé, da banda Scambo e Gabriel Contino, o Gabriel O Pensador), um menino sem recursos, morador da favela Roda Viva, em Salvador, que é apresentado à literatura. Com essa experiência ele começa a cultivar uma crescente consciência social.

mundo-cao-o-mundo-e-um-cao-raivoso-prestes-a-lhe-devorar3Falo em um pequeno resumo para poder externar tudo que achei deste livro. Ele é curto – tem 166 páginas – sua narração é bem fluída e de fácil entendimento, ou seja, você não vai ter dificuldade alguma em compreender o que o autor propõe em suas páginas. Matheus teve o cuidado de deixar tudo explicado, principalmente quando se trata de referências, algo muito presente nesta obra. Desde a criação dos personagens até as passagens de cada ato, tudo foi influenciado por algo que fez ou faz parte da vida do autor.

Aqui você não verá uma história cheia de detalhes e muito aprofundada, como eu disse anteriormente, tudo é muito simples e segue muito a premissa das histórias do escritor Charles Bukowski. Álcool, mulheres, um cara tomando no c* quase sempre e uma trama sem chorumelas. A influência de Bukowski é um dos grandes detalhes deste livro, e a paixão do autor pelo escritor alemão fica nítida. Mundo Cão até parece uma homenagem ao cara.

aratu-online-mais-cultura-Lançamento-de-“Mundo-Cão”-primeiro-livro-do-Matheus-Peleteiro-acontece-em-Salvador-534x400
Matheus Peleteiro autor de “Mundo Cão”

Mundo Cão é um livro para ler numa pegada só. Trata de questões sociais que não acontecem apenas na periferia baiana, mas em cada uma das periferias do Brasil. Você vai perceber que o pensamento de Rousseau “O homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe”, nunca fez tanto sentido quanto nesta obra. A ficção se assemelha tanto a realidade que, por várias vezes, pensei estar lendo uma biografia em vez da história de alguém que jamais existiu.

Outro ponto importante são as referências musicais – algo que dá um tom diferente a obra. Eu, por exemplo, tive o prazer de conhecer algumas bandas por causa dessa leitura, e escutei boa parte delas enquanto a vida de Pedro passava diante dos meus olhos.

“O mundo é um cão raivoso prestes a lhe devorar” – esta frase encabeça a obra. Com este livro em mãos, você terá a chance de entender a fome e os ímpetos que fazem um cão te atacar ferozmente. E depois de entender, aprecie cada momento de reflexão, principalmente sobre o plot twist que fará você passar dias a fio digerindo tudo o que acabou de ler.

Mundo Cão faz parte do selo “Talentos da literatura brasileira” da editora Novo Século, e se você se interessou pela leitura AQUI você encontra algumas opções para a compra.

Veja também: Entre Quatro Poderes | Uma obra de ficção que beira a realidade

Escrito por Bruno Fonseca

Fundador e editor-chefe do PL. Jornalista apaixonado por quadrinhos, filmes, games e séries.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Gotham | Chris Chalk é escalado como personagem regular

Poltergeist (2015) | O remake tecnológico que não desvaloriza o clássico