Thor não é mais digno de erguer o Mjölnir e será substituído por uma mulher!

A Marvel resolveu dar uma sacudida ENORME na vida dos fãs. Na nova série “THOR”, escrita por Jason Aaron e com a arte de Russell Dauterman, o Deus do Trovão vai ser substituído por uma mulher!

O editor da Marvel, Wil Moss, disse, no comunicado oficial do site da Marvel:

“Na inscrição no martelo de Thor, se lê ‘Todo aquele que ocupa este martelo, se for digno, possuirá o poder de Thor.’ bem, é hora de atualizar essa inscrição. A nova Thor continua a orgulhosa tradição da Marvel de personagens femininos fortes como a Capitã Marvel, Tempestade, Viúva Negra e mais. E esta nova Thor não é uma substituta temporária do sexo feminino – ela é agora a única Thor, e ela é digna!”

Imagem oficial da nova Thor

Imagem oficial da nova Thor

O escritor Jason Aaron fez questão de enfatizar: “Ela não é ‘She-Thor’, nem ‘Lady Thor’ e nem ‘Thorita’. Ela é THOR. Ela é o THOR do Universo Marvel. Mas é diferente de qualquer Thor que já vimos antes.”

De alguma forma, Thor Odinson não é mais digno de empunhar o martelo Mjölnir, e uma mulher conseguiu levantá-lo. A identidade dela ainda não foi revelada (a primeira que me veio a cabeça foi Angela, irmã de Thor e Loki, mas a moça das imagens divulgadas não parece com ela), mas já se sabe que seu nome é Thor e que ela, agora, é a Deusa do Trovão.

Angela, irmã de Thor e Loki

Angela, irmã de Thor e Loki

Essa é a única imagem do Thor “indigno” do martelo que foi divulgada até agora:

BsmLr8ICAAE4BLI

O público tá bem dividido, a maioria não gostou nada da ideia, mas eu to empolgadíssima! Não é a primeira vez que uma figura masculina é substituída por uma figura feminina. Nem é a primeira vez que o personagem original é substituído por outro. Provavelmente as dúvidas que tão brotando na cabeça de todo mundo só vão ser respondidas semana que vem, na Comic-Con, em 23 e 27 de julho. Outro personagem que está em processo de substituição é o Capitão América (de novo).

CaptainAmerica_New

Ainda existe o argumento de que, substituir Thor por uma mulher é um insulto ao personagem que existe muito antes dos quadrinhos, na mitologia nórdica. Esse argumento não tem o MENOR cabimento. Se fosse pra reclamar sobre a fidelidade dos quadrinhos de Stan Lee, Larry Lieber e Jack Kirby ao deus do trovão original, então teria que entrar muita coisa em jogo, como o amor de Thor por uma humana (o deus nórdico é casado com Sif), a Sif (originalmente, a esposa de Thor e “dama dos cabelos tão louros como o ouro”), o Odin (que originalmente é o deus da guerra e não se importa com justiça, lei ou paz), entre outros. O Thor dos quadrinhos nunca foi fiel ao deus nórdico, mas sim, uma inspiração ou releitura. Na Marvel, já existe uma heroína que é tida como a “equivalente feminina” de Thor, a Valquíria, mas uma substituta é a primeira vez na história.

Valquíria

Valquíria

Segundo o site da Marvel, “Thor é o mais recente na crescente e longa lista de títulos femininos que continua a convidar novos leitores para o Universo Marvel. THOR será o oitavo título com uma protagonista feminina e tem como objetivo falar diretamente com um público que, por muito tempo, não foi alvo de revistas em quadrinhos de super-herói na América: as meninas e mulheres.”

Segunda imagem oficial da nova Thor

Segunda imagem oficial da nova Thor

Essa colocação me fez arrepiar. Sou fã de longa data de quadrinhos (desde que eu tinha uns 6 ou 7 anos) e a característica principal dos gibis de super-heróis é que as mulheres nunca foram o público-alvo, e sim, os homens. Isso não é novidade pra ninguém, na verdade. A própria indústria cinematográfica não vê as mulheres como público-alvo, ou você acha que ainda não existe um filme solo da Viúva-Negra ou da Mulher-Maravilha só por acaso? Me senti lisonjeada por ver que a indústria de quadrinhos tá revendo seus conceitos e dedicando uma parte importantíssima das novas histórias para as garotas.

Eu, particularmente, duvido que essa substituição seja tão definitiva quanto tão falando. Nunca vi algo ser definitivo no Universo Marvel 616, e provavelmente isso também não será, mas já tô ansiosa pra saber mais detalhes não só sobre a nova Thor, como sobre o que aconteceu com o Thor pra ele perder o poder sobre o Mjölnir. A série estreia em outubro.

O que você achou da nova Thor?

Por Louise


VEJA TAMBÉM:

COMENTE:

© 2019 Proibido Ler. Todos os direitos reservados.