in

HQ do Dia | Superman: Lois & Clark #1

Apesar da grande decepção gerada com o final da última mega saga da DC Comics chamada “Convergence” (E você pode ler a resenha de todas as edições da saga aqui), muita coisa boa foi gerada nos tie ins daquele evento. Versões clássicas de personagens DC Comics durante dois meses voltaram a figurar o rol de publicações da editora e autores consagrados conseguiram escrever boas histórias curtas partindo daquela premissa.

Um destes tie ins de “Convergence” (intitulado simplesmente de “Convergence: Superman”) foi justamente estrelado pelo casal Superman e Lois Lane do Universo DC pré-Flashpoint. Naquela história, Kal El tenta proteger a Gotham City pré-Flashpoint de invasores ao mesmo tempo em que sua esposa Lois entra em trabalho de parto.

Tendo sido uma das histórias mais envolventes entre os tie ins da saga e aproveitando o desfecho de “Convergence” (que tornou possível uma interação muito maior entre todo o Multiverso DC), a DC Comics lança esta semana um novo título protagonizado por Lois e Clark do universo Pré-Flashpoint produzido pela dupla autora daquele tie in – os veteranos Dan Jurgens e Lee Weeks.Superman-Lois-Clark

“Superman: Lois & Clark” integra o casal de personagens e seu filho Jonathan ao universo DC dos novos 52 desde seu início. Sim. Não é spoiler. Temos 2 Superman na Terra-0 universo DC a partir de hoje oficialmente. O roteiro de Jurgens dá aquela repassada rápida e marota nos acontecimentos mais marcantes do casal durante “Convergence”, portanto para quem vai pegar esta primeira edição para ler, isto aqui exige ZERO conhecimento da saga ou mesmo do tie in que gerou o título. O autor rapidamente volta suas atenções para o papel desempenhado pelo casal nesta realidade da UDC e na relação do Superman com um mundo tão diferente do seu. Mas como o título se chama “Lois & Clark” o foco não se aplica somente ao Homem de Aço. Lois Lane tem algum espaço na publicação como protagonista efetiva e é retratada com mais austeridade e presença do que nas primeiras edições do título principal do Azulão. Temos ainda o jovem Jonathan, filho do casal mostrado a princípio como coadjuvante, mas com potencial para se tornar figura importante no futuro da publicação. Jurgens, balanceia relativamente bem as apresentações obrigatórias, a exposição, a parte da ação e os preparativos para os arcos iniciais dos dois protagonistas aqui. Esta é uma edição narrativamente bem complicada e poderia se tornar um amontoado de flashbacks em outras mãos. Felizmente o autor não cai nesta armadilha e podemos desfrutar de diálogos relevantes para a trama e uma visão bem diferente do atual Universo DC como um todo. Afinal estamos enxergando este mundo pela visão de personagens do Universo Pré-Flashpoint.

A arte de Lee Weeks é o que se espera em um título protagonizado por Lois e Clark. Sóbrio e experiente, o ilustrador não inventa a roda e mostra aquilo que os fãs querem ver: Um Superman com visual clássico (mesmo com um uniforme diferente em algumas cenas), Lois e Jonathan bem caracterizados. Isso tudo em enquadramento claro e limpo e um design de páginas confortável para a leitura. Visualmente a edição de estreia é um gibi de super herói impecável. Talvez certinho até demais para os padrões atuais. Isso para leitores tradicionais é uma benção, enquanto para os mais jovens pode parecer mundano.

“Lois & Clark” é um estreia sólida e uma premissa muito interessante neste novo Universo DC. Ao utilizar protagonistas provenientes de uma era muito querida da editora, Dan Jurgens nos faz enxergar o mundo pós-Flashpoint de uma forma que não estávamos acostumados desde o reboot da editora em 2011. A presença de Lois, Clark e Jonathan neste universo abre uma gama de ricas possibilidades narrativas a serem exploradas no futuro e Jurgens é um sujeito indicado para este tipo de empreitada. Com uma arte impecável e uma apresentação geral muito digna, este título entra para a lista de leituras recomendadas aos fãs da família do Homem de Aço.

Leia Também: HQ do Dia | Marvel’s Jessica Jones #1

Escrito por Igor Tavares

Carioca do Penhão. HQ e Videogames desde 1988. Bateria desde 1996. Figuras de ação desde 1997. Impropérios aleatórios desde 1983.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Proibido Ler Entrevista | Kurt Busiek – Celebre 20 anos de Astro City com o criador da HQ

Batman | Panini relança dois encadernados que estavam esgotados