Batman – 80 anos

Quadrinhos do morcegão que você precisa ler

Criado pelo escritor Bill Finger e o ilustrador Bob Kane, o morcegão teve sua primeira aparição em Detective Comics #27 em maio de 1939. Desde de então, teve inúmeras histórias ganhou uma legião de fãs fazendo do Batman um dos personagens mais importantes da cultura pop e dos quadrinhos

Em 2019 Batman completa 80 anos de existência com direito a uma HQ especial na sua fase atual, e uma exposição especial que acontece no Memorial da América Latina, em São Paulo,  de 5 de setembro a 15 de dezembro recheada com itens raros do personagem em diversas mídias.

Robert Pattinson vestirá o manto do Batman em um filme solo previsto para 2021 com a direção de Matthew Reeves (Planeta dos Macacos: O Confronto). Pensando nesse especial ano do morcego, separamos algumas histórias para quem não o conhece, entender o símbolo criado por Bruce Wayne para proteger Gotham do mal.

Ano Um (1987)

Batman - 80 anos | Quadrinhos do morcegão que você precisa ler

Batman – Ano Um (1987)

Escrito por Frank Miller e com arte de David Mazzucchelli, os dois recriaram a origem do personagem de uma maneira mais concisa. Nesse arco somos apresentados aos primeiros anos de Bruce Wayne como Batman, os dilemas e conflitos, sem esquecer das experiências em fugir da polícia e como sobreviver a bala dos bandidos. Além de sermos apresentados ao primeiro encontro com Selena Kyle e Comissário Gordon. Este que no começo duvidava muito do vigilante, mas que no fim se tornou um grande aliado.

O Longo Dia das Bruxas (1996)

Batman - 80 anos | Quadrinhos do morcegão que você precisa ler

Batman – O Longo Dia das Bruxas

Batman parte em uma caçada por um assassino misterioso que tem suas vítimas no festival de Halloween. Jeph Loeb e Tim proporcionam uma caça semelhante a gato e rato. Aqui o destaque é sua parte detetive, questionadora e investigadora. Com direito a aparição de inúmeros vilões que apenas o afastam do que verdadeiramente importa. Um clima noir explora a confiança e lealdade que Batman possui com seus aliados.

Corte das Corujas (2011)

Batman - 80 anos | Quadrinhos do morcegão que você precisa ler

Batman – Corte das Corujas

Em 2011, A DC foi totalmente reformulado abrindo as portas para “Os Novos 52” com novas origens de personagens. Enredo de conspiração, Scott Snyder e Greg Capullo apresentam uma sociedade secreta que estaria por trás dos segredos obscuros da cidade de Gotham. Bruce Wayne fica obcecado em encontrar a verdade em intrigas e reviravoltas. A história ainda apresenta um novo vilão na galeria do personagem, o enigmático Talos.

Leia mais: Lista completa das animações da DC Comics

O Homem Que Ri (2005)

Batman - 80 anos | Quadrinhos do morcegão que você precisa ler

Batman – O Homem Que Ri

O primeiro encontro entre Batman e seu maior nêmesis: Coringa.  Ed Brubaker reimagina a origem do palhaço, uma mente perturbada, caótica que não tinha limites.  Um dos maiores testes do morcego que testava seus limites do papel que pretendeu desempenhar em Gotham, um mal de todos que ele já conheceu em sua vida de vigilante. Uma história atrativa e eficiente.

A Piada Mortal (1988)

Batman - 80 anos | Quadrinhos do morcegão que você precisa ler

Batman – A Piada Mortal

Uma história controversa que teve grande impacto quando foi publicada. Desta vez Coringa ultrapassa os limites das loucuras, até mesmo para uma mente perturbada como a dele. Aqui, ele deseja quebrar Batman em provocar pelos seus atos contra Comissário Gordon a causa que todos podem perder a razão quando colocados em dia ruim. Alan Moore fez uma obra atemporal com uma história emblemática e chocante.

Guerra ao Crime (1999)

Batman - 80 anos | Quadrinhos do morcegão que você precisa ler

Batman – Guerra ao Crime

Escrita por Paul Dini, responsável ao lado de Bruce Tim de nos presentear com o desenho Batman Animated Series. Um Bruce Wayne maduro precisa lidar novamente com fantasmas do passado, com o pequeno Marcus que como ele, também teve seus pais assassinados. Ele traz um Batman que além de ser um vigilante e impor medo nos bandidos também é visto como inspiração para alguns órfãos. Sem esquecer da linda arte de Alex Ross.

Batman e Filho (2006)

Batman - 80 anos | Quadrinhos do morcegão que você precisa ler

Batman – Batman e Filho

Nesse arco, o famoso Grant Marrison assumia os roteiros do título do Batman. Mesmo que não tenha mexido na cronologia do personagem, o roteirista apresentou novas ideias. A história apresenta Damian, filho de Bruce e Talia Al Ghul. O pequeno garoto descobre seu pai e precisa assumir o manto em aberto de novo Robin, mas ele ainda desconhece que agir na cidade Gotham não quer dizer lidar com seus instintos e treinamentos pesados da Liga dos Assassinos.

Leia mais: “A Culpa de Batman & Robin é minha” diz Joel Schumacher

Branco e Preto (1996)

Batman - 80 anos | Quadrinhos do morcegão que você precisa ler

Batman – Branco e Preto

Um conto de Batman recheado de várias histórias na visão de roteirista como  Bruce Timm, Joe Kubert, Howard Chaykin, Walter Simonson, Matt Wagner, Bill Sienkiewicz, Warren Ellis e  Jim Lee. A HQ se torna atrativa em apresentar uma visão diferenciada do personagem no ponto de vista de cada um dos escritores como também a ilustração sendo toda branco e preta.

O Cavaleiro das Trevas (1986)

Batman - 80 anos | Quadrinhos do morcegão que você precisa ler

Batman – O Cavaleiro das Trevas

 

Frank Miller nos apresenta um Bruce Wayne velho, cansado e aposentado. Longe do manto de Batman, ele tenta levar uma vida normal, mas o crime volta a crescer em Gotham e uma nova gangue não deixa os cidadãos em paz. Ele decide retornar com o homem morcego e lidar com os conflitos urbanos a sua maneira, mas isso não agrada muito o governo.

Leia mais: O Cavaleiro das Trevas|Cenas do interrogatório entre Batman e Coringa, com comentários do diretor

O Que Aconteceu ao Cavaleiro das Trevas? (2009)

Batman - 80 anos | Quadrinhos do morcegão que você precisa ler

Batman – O Que Aconteceu ao Cavaleiro das Trevas?

Neil Gaiman recebe um das maiores dádivas, dar fim ao herói em uma última história digna para o personagem que serve como homenagem. Aqui, Batman morreu e tanto amigos quanto sua própria galeria de vilões, prestam singelas homenagens ao seu significado ao longo dos tempos. Com personagem revivendo antigos evento ao seu lado. A maestria e beleza do morcego é gratificada.


VEJA TAMBÉM:

COMENTE:

© 2019 Proibido Ler. Todos os direitos reservados.