HQ do Dia

Aquaman – As Profundezas

O primeiro encadernado nacional do soberano dos mares no novo Universo DC pós-Flashpoint foi lançado no mês passado pela Panini reunindo as seis primeiras edições da revista Aquaman na fase Novos 52. Então se você não conseguiu acompanhar as mensais e a estreia do personagem nesta versão pós-Flashpoint pelas mãos do aclamado roteirista Geoff Johns e a equipe de arte formada pelos Brasileiros Ivan Reis Joe Prado esta é uma ótima oportunidade para mergulhar de cabeça no universo deste subestimado personagem da DC Comics.

As quatro primeiras edições da revista original apresentam uma nova ameaça oriunda de um fosso submarino tão obscuro e profundo que nem mesmo o protagonista tem conhecimento. Uma nova espécie de vida submarina emerge e ameaça os humanos com misteriosas abduções. E é aí que Arthur Curry entra em cena. O desacreditado herói e sua fiel companheira Mera partem para o mais profundo canto do oceano e tem de decidir sobre o destino de uma espécie inteira. Nas duas últimas histórias do encadernado Geoff Johns começa a pincelar a mitologia da Atlântida antiga, dando pequenas pistas sobre as origens do reino submarino. Além há na última edição que compõe este encadernado uma história inteira dedicada a Mera mostrando um pouco de suas origens, motivações e relação com Arthur.Aquaman-As-Profundezas

Johns é extremamente cruel com o protagonista neste primeiro arco. Aquaman nos Novos 52 é um herói desacreditado e visto como uma piada ou com desconfiança na maioria do tempo pelas autoridades e população. Este conceito simples e até bem clichê dá uma nova dimensão ao personagem, que apesar de todo o descrédito ainda tenta fazer a coisa certa na medida do possível. O arco sobre o fosso é bem direto, cheio de ação violenta e de fácil entendimento. No entanto esta primeira história serve muito mais para estabelecer este conceito do herói desacreditado do que introduzir uma ameaça mais duradoura. As duas outras histórias (edições 5 e 6 da revista original) servem de ponte para o arco seguinte na revista Aquaman, que explora mais profundamente a mitologia Atlante e dão personalidade à Mera, uma das personagens femininas mais fortes do Universo DCJohns faz um feijão com arroz muito bem temperado neste roteiro. Não há nenhum conceito extremamente original aqui, nem uma história de transformação do personagem. Somente um tratamento muito justo com o protagonista e o elenco de apoio, uma ameaça real e misteriosa e uma forma mais humana de se apresentar este super herói.

A arte da equipe formada por Ivan Reis Joe Prado dá um ar classudo e soberano para Aquaman Mera na apresentação gráfica. Os dois são retratados de fato como rei e a rainha dos mares neste primeiro arco. Com um elenco relativamente pequeno, os artistas tem tempo e foco suficiente para detalhar as profundezas e mostrar os horrores submarinos da fossa de maneira grotesca e violenta. As cenas de ação tem tanto esmero e cuidado quanto as cenas mais íntimas e tranquilas. A vida marinha, uma presença constante neste tipo de título, é mostrada de forma rica e buscando o máximo de referências às criatura oceânicas possível em uma história em quadrinhos. Aquaman é um dos títulos mais bonitos visualmente do início dos Novos 52 e a dupla de artistas faz isso parecer fácil, com enquadramentos simples e sem atalhos narrativos. Se está no roteiro, você vai ver nas páginas. E você vai ver da melhor maneira possível.

Aquaman é um dos títulos mais aclamados da DC Comics nos Novos 52. O roteiro sóbrio, movimentado e direto, o tratamento digno dado ao personagem por Geoff Johns e a arte épica e classuda de Ivan Reis Joe Prado tornam este encadernado um marco na carreira do soberano da Atlântida. Mostrando que no próprio universo DC o herói não é muito respeitado pela população e mesmo assim defende os habitantes da superfície o autor bate de frente com detratores do personagem e mostra de maneira séria os conflitos que atormentam um super herói com este estigma caricato. Uma ótima leitura, com arte de alto nível e uma das provas de que nem sempre reboots são uma má ideia.

Aquaman – As Profundezas já está disponível para venda na LIGA HQ!

Leia também: HQ do Dia | Superman #41


VEJA TAMBÉM:

COMENTE:

© 2019 Proibido Ler. Todos os direitos reservados.