Conheça os gifs psicodélicos do século 19

Richard Balzer, um fotógrafo nova-iorquino que estava trabalhando no exterior, encontrou uma lanterna mágica – um projetor de imagens lançado em 1600 que mudou sua vida. “Eu me apaixonei por aquilo.” afirmou. Balzer passou a procurar por lanternas mágicas nos mercados de Londres e Paris, e enquanto aumentava sua coleção, aprendia mais sobre a tecnologia da animação. Hoje, ele possui milhares de ilustrações em sua casa, incluindo fenacistoscópios, praxinoscópios e zootrópios – tipos de “brinquedos ópticos” que, na realidade, foram os primeiros criadores de GIFs do mundo.

Balzer passou os últimos 5 anos na curadoria de um museu virtual de sua coleção, publicando desenhos, diagramas e fotografias das animações do século 19, que ele guardou ao longo dos anos. Recentemente, começou a converter as imagens em GIFs e publicá-los em sua página no Tumblr, permitindo que os telespectadores do século 21 pudessem ver o que era o início da animação, antes do alvorecer do cinema e da fotografia moderna. Os resultados são um misto de fascinante com bizarro:

Conheça os gifs psicodélicos do século 19 Conheça os gifs psicodélicos do século 19 Conheça os gifs psicodélicos do século 19 Conheça os gifs psicodélicos do século 19 Conheça os gifs psicodélicos do século 19 Conheça os gifs psicodélicos do século 19 blog proibido ler blog proibido ler blog proibido ler blog proibido ler

Fascinante, estranho ou perturbador?

 


VEJA TAMBÉM:

COMENTE:

© 2019 Proibido Ler. Todos os direitos reservados.