in

Artista transforma mulheres reais em princesas da Disney

Quando a Disney deu um novo design para a princesa Merida (Valente), a crítica foi para cima. A princesa que ruiva, de cabelos desgrenhados, sem maquiagem, que se recusou a casar com o “príncipe” designado pelos pais, se encrencou, mas no final, teve um final feliz com suas próprias escolhas, realmente “saiu do molde” das princesas da Disney, que almejam um final feliz com seu príncipe encantado, acima de tudo. Quando houve a reformulação de Merida, e ela ganhou brilho e a mesma aparência das outras, o artista David Trumble tomou uma atitude inusitada: para provar que “princesas de verdade não precisam de brilho”, ele escolheu 10 personalidades femininas e as desenhou nos moldes das princesas da Disney. Eis o resultado:

All-Princesses

Anne Frank

disney-princess-role-models-1

Annelise Marie Frank, mais conhecida como Anne Frank, foi uma adolescente alemã de origem judaica, vítima do Holocausto, que morreu aos quinze anos de idade em um campo de concentração. Ela se tornou mundialmente famosa com a publicação póstuma de seu Diário, no qual escrevia as experiências do período em que sua família se escondeu da perseguição aos judeus.

Rosa Parks

disney-princess-role-models-3

Rosa Louise McCauley, mais conhecida por Rosa Parks, foi uma costureira negra norte-americana, símbolo do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos. Ficou famosa, em 1º de dezembro de 1955, por ter-se recusado frontalmente a ceder o seu lugar no autocarro a um branco, tornando-se o estopim do movimento que foi denominado Boicote aos Autocarros de Montgomery e posteriormente viria a marcar o início da luta antissegregacionista.

Marie Curie

disney-princess-role-models-4

Foi a primeira mulher do mundo a ganhar um Prêmio Nobel, em uma época em que apenas homens frequentavam universidades, ela descobriu um elemento químico e iniciou uma verdadeira revolução no meio científico. Foi, também, a primeira pessoa do mundo a ganhar duas vezes o Prêmio Nobel, primeiro, o Prêmio Nobel de Física, em 1903 pelas descobertas no campo da radioatividade e o Nobel de Química, em 1911 pela descoberta dos elementos químicos Rádio e Polônio.

Gloria Steinem

disney-princess-role-models-6

Gloria Marie Steinem foi uma feminista americana, jornalista e ativista social e política, que se tornou nacionalmente reconhecida como líder e porta-voz para a mídia do movimento de libertação das mulheres nas décadas de 60 e 70. Uma proeminente escritora e figura política, Steinem fundou várias organizações e projetos e tem sido ganhadora de diversos prêmios e honrarias.

Jane Goodall

disney-princess-role-models-5

Dame Jane Goodall, é uma primatóloga, etóloga e antropóloga britânica. Estudou a vida social e familiar dos chimpanzés (Pan troglodytes) em Gombe, Tanzânia, ao longo de 40 anos. Os seus estudos contribuíram para o avanço dos conhecimentos sobre a aprendizagem social, o raciocínio e a cultura dos chimpanzés selvagens. É mensageira da paz das Nações Unidas e seu trabalho é reconhecido e homenageado em muitas ocasiões com honrarias acadêmicas diversas e prêmios científicos.

Joan Bader Ginsburg

Princess-Ruth-Bader-500x640

Joan Ruth Bader Ginsburg é juíza da Suprema Corte dos Estados Unidos, nomeada pelo presidente Bill Clinton. Ela é a segunda mulher na Suprema Corte (após Sandra Day O’Connor) e a primeira mulher a judia na Suprema Corte. Ela é geralmente visto como pertencente à ala liberal da Corte. Antes de se tornar um juíza, passou uma parte considerável de sua carreira jurídica advogando pelo avanço dos direitos das mulheres como um princípio constitucional. Ela advogou como voluntária para a American Civil Liberties Union, foi membro do seu conselho de administração e uma de suas assessoras na década de 1970.

Harriet Tubman

6-HARRIET-TUBMAN-PRINCESS-e1383160416115

Harriet Tubman, também conhecida por Black Moses, foi uma afro-americana natural dos EUA, abolicionista, humanitária e espiã da União durante a Guerra Civil dos Estados Unidos da América, que lutou pela liberdade, contra a escravidão e o racismo. Depois de escapar do cativeiro, ela fez treze missões para resgatar setenta escravos, utilizando da rede de ativistas abolicionistas e abrigos conhecida como a “Underground railroad”. Ajudou John Brown a recrutar homens em seu ataque a Harpers Ferry, e no pós-guerra lutou pela inclusão das mulheres no sufrágio.

Susan B. Anthony

4-SUSAN-B-ANTHONY-PRINCESS-e1383160460332

Susan Brownell Anthony foi uma sufragista, abolicionista, ativista de reformas educativas e trabalhistas. Iniciou um movimento de direitos da mulher, percorrendo todo o país nesta luta, lendo, pintando e discursando, não deixando ainda de fazer campanha a favor da abolição da escravatura. Em 1856, trabalhou na American Anti-Slavery Society. Lutou não só pelos direitos eleitorais das mulheres mas também pelos seus direitos à propriedade e aos rendimentos em paridade com os homens, incentivando a criação de organizações laborais femininas.

Hillary Clinton

disney-princess-role-models-2

Hillary Diane Rodham Clinton, foi a 67ª Secretária de Estado dos Estados Unidos, servindo no governo do presidente Barack Obama. Foi senadora de Nova Iorque de 2001 a 2009, sendo primeira senadora mulher a representar Nova Iorque. Foi a primeira presidente mulher do Legal Services Corporation. Foi nomeada a primeira sócia mulher da Rose Law Firm, e foi duas vezes listada como uma das cem advogadas mais influentes dos EUA.

Malala Yousafzai

10-MALALA-YOUSAFZAI-PRINCESS-e1383160318701

Malala Yousafzai é uma estudante e ativista paquistanesa, que luta pelos direitos à educação e o direito das mulheres, especialmente no Vale do Swat, onde o Talibã às vezes proíbe meninas de frequentar a escola. No início de 2009, com 11 para 12 anos de idade, escreveu um blog sob um pseudônimo para a BBC detalhando sua vida sob o regime do Talibã, no verão seguinte, um documentário do The New York Times foi filmado sobre a vida dela. Malala entrou em destaque, dando entrevistas para imprensa e televisão, foi nomeada para o Prêmio internacional da Criança pelo ativista sul-africano Desmond Tutu. Em 9 de outubro de 2012, Malala foi baleada na cabeça e pescoço em uma tentativa de assassinato por talibãs armados quando voltava para casa em um ônibus escolar. Este ano, Malala comemorou seu aniversário de 16 anos discursando na Assembleia da Juventude na Organização das Nações Unidas em Nova Iorque, e, no mês passado, foi escolhida por unanimidade pelos líderes dos grupos políticos do Parlamento Europeu para receber o Prêmio Sakharov.

O que achou desse trabalho? Você adicionaria alguma princesa à essa lista?

Escrito por Louise

Amo, respiro e me alimento de quadrinhos, acho completamente normal se envolver emocionalmente com personagens de séries e filmes, e já vou avisando: NÃO MEXA COM MEUS HERÓIS!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Uma cidade inteira realizará o sonho de um garotinho de ser o Batman por um dia

Candidata dos EUA faz cosplay de Optimus Prime no Miss Universo 2013