in

Patapon 2 Remastered | Uma obra nostálgica que nunca muda

Patapon é um clássico dos games para os sonystas, que fez sucesso principalmente no console portátil, o querido PSP. Seu formato avance e ataque musical foi o que realmente nos cativou e foi um diferencial na época. E a Sony que não é boba e nem nada, principalmente com a onda de remasterizar seus games, não poderia deixar de fora Patapon 2, trazendo um sentimento de nostalgia ao PS4.

A ilha dos Patapons está em perigo novamente e apenas você, o humano com o controle na mão, pode maestrar essa batalha e salvar a aldeia dos sonoros Patapons. O game retornou para os novos consoles, ensinando a nova geração como Guitar Hero fez tanto sucesso, e é óbvio que foi graças a Patapon. Talvez não também, mas gosto de acreditar que sim.

Leia mais: Relembre o universo nostálgico de Patapon

A remasterização de Patapon não tem super mudanças, afinal eles apenas ajustam os gráficos e lançam na plataforma atual, mas sinto que poderiam ter feito um pouco mais. Os gráficos já eram ótimos no PSP, porém parece que apenas ajustaram o tamanho da tela e lançaram para o Playstation 4, deixando os gráficos meio que os mesmos. Entendo que muitos fãs poderiam reclamar, mas até aí fizeram algo tão incrível com Crash e Spyro, dando muito certo com o lançamento e número de compras. Não seria diferente com Patapon, principalmente por existir uma legião de fãs que lembram até hoje de se aventurar na ilha musical. 

Após essa pequena reclamação, que era necessária, vamos para as partes boas. Jogar Patapon 2 novamente, e dessa vez em uma tela maior, foi algo realmente surpreendente e que me proporcionou uma diversão bem agradável. Não só passei boas horas jogando, como aproveitei o momento e trouxe em nosso canal da Twitch um pouco de gameplay dele, tendo uma ótima recepção daqueles que estavam assistindo, não só pelos que já conheciam mas também para o novo público que não tinha nem idéia do que se tratava. Mesmo com uma história simples, muitas pessoas podem ficar confusas pegando no meio, mas mesmo assim sempre vale a experiência de tentar conhecer mais. 

Cena do game ‘Patapon 2 Remastered’

Você ai, pequeno gafanhoto que está entrando no mundo dos games e até mesmo procurando algo mais indie, nesse momento eu vou pegar sua mão e te levar para a maravilhosa – e em alguns momentos irritantes – ilha Patapon. Logo que iniciamos nossa saga descobrimos como movimentar nossos personagens e também atacar os inimigos, onde usamos sequências de botões como comandos, por exemplo: quando desejamos avançar usamos a sequência ‘quadrado, quadrado, quadrado, bola’; quando queremos atacar inimigos ou algum muro em nossa frente utilizamos a sequência ‘quadrado, quadrado, bola, quadrado’. É super simples e sem erros, até mesmo aqueles de memória fraca não precisam sentir medo, já que o game sempre nos lembra a sequência correta para aquele momento que ficamos empacados. 

Leia mais: Proibido Ler lança canal de stream na Twitch

Mesmo para um game tão simples, Patapon sempre teve desafios e bosses bem complicados, já que a ordem de ataque deles sempre mudava tornando um pouco impossível decorar seus passos. Acho que isso é o que torna ele tão diferente e desafiador, algo que nos games estava fazendo falta e anda voltando a todo vapor. Particularmente acabei dando uma sofrida no começo, já que o desespero e memória são duas coisas que não combinam, dificultando as vezes lembrar qual sequência era necessária para derrotar o boss. Pode parecer até mesmo bobo, mas é real e acaba gerando uma certa raiva. Mas isso não é culpa do jogo é apenas minha mesmo, então tá tranquilo.

O modo de escolha de exército, mudança de armas e melhoria continua da mesma maneira. Lembro até mesmo que na época que jogava ele no PSP parecia até meio complicado montar uma estratégia, mas após jogar novamente no PS4 percebi que sempre foi fácil, mas enxergar tudo na mini tela do PSP deixava a situação um pouco mais complicada mesmo. E digo mais, ficaria muito feliz jogando ele atualmente em um PS Vita, já que a tela dele tem um tamanho maior, pode ser que combine hoje ainda mais com o aparelho portátil. 

Cena do game ‘Patapon 2 Remastered’

No final das contas, Patapon 2 Remastered não apresenta nada super novo e original, mas pode ser uma boa pedida para a nova geração de gamers se aventurarem em algo diferente. Ainda sinto que poderiam ter arriscado mais trazendo algo diferenciado para um remaster, mas entendo a preocupação em também não fazerem na intenção de agradar os fãs da velha guarda. Mas você aí jovenzinho, aproveitar esse carnaval ai e inves dos bloquinhos pode ser que Patapon 2 seja uma diversão ainda melhor, e ainda no conforto do lar. 

Leia mais: Conheça o ‘PS4 Pro’ que custa apenas 25 dólares

Quer comprar jogos com um belo descontão e ainda por cima ajudar o Proibido Ler? Selecionamos ótimas dicas de games na Amazon e a maioria com frete grátis para clientes prime. Clique aqui e pegue aquele game que está faltando na sua coleção. E venha nos conhecer em nosso canal da Twitch.

Escrito por Guta Cundari

Do cinema para o jornalismo. Amante de filmes e games, fã filmes de terror trash e joguitos que duram meses. As Premiações pelo mundo todo que me aguardem e os noobs que sofram.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

HQ do Dia| Orixás-Ikú

HQ do Dia| Orixás-Ikú

God of War | Entre a bela narrativa e transcrição de um universo singular

God of War | Entre a bela narrativa e transcrição de um universo singular