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Game indie da semana | Action Henk

O jogo dessa semana é um divertidíssimo game de corrida por um curso de obstáculos, loopings, quedas e curvas que se passa no mundo dos brinquedos. Seu objetivo é o de vencer uma espécie de “fantasma” que representa outro personagem a fim de conseguir os melhores tempos e, consequentemente, medalhas, que lhe permitirão desbloquear novos cenários, modos e brinquedos.

O game se passa numa espécie de pista de corrida muito semelhante às pistas de carrinhos do final dos anos 90/começo dos anos 2000, sempre bem coloridas e muito criativas.

Inicialmente temos o controle de Action Henk, um antigo ícone de ação em forma de boneco, que com o passar dos anos acabou perdendo sua forma física, ganhando uma grande barriga no lugar dos antigos músculos.

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Os controles respondem muitíssimo bem, sendo os direcionais para controlar os movimentos básicos, como o lado para onde deseja se movimentar, baixo para o slide (literalmente deslizar em superfícies íngremes para baixo) e a barra de espaço para os saltos. Pressionar rapidamente o espaço lhe garante um pequeno pulo, enquanto mantê-lo pressionado, obviamente, um pulo maior.

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Apesar da direcional para cima também servir para os pulos, ela é normalmente usada para definir a pressão que você exerce sobre a pista debaixo dos seus pés. Por exemplo: se você está correndo em um loop precisa exercer pressão contra o teto ao passar por ele, como se ao direcionar o movimento, você também direcionasse a curva. Além disso, em determinados níveis você receberá uma pequena arma com uma cordinha e uma ponta que gruda nos objetos e elementos do percurso, e ela é ativada apertando x.

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A trilha sonora, bem retrô, é muito boa e bastante empolgante, conseguindo ditar até mesmo o ritmo do gameplay – é um casamento entre música e imagem extremamente positivo.

Já os sons, correspondem de forma boa a cada uma das ações e acontecimentos in game, mesmo que não sejam exatamente variados dados os vários tipos de movimento e/ou intensidade dos mesmos; isso, porém, não chega a ser um problema.
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A respeito dos gráficos, coloridos e muito bem modelados, temos uma espécie de falsa tridimensionalidade que, em alguns cenários é quebrada, permitindo que realmente ganhemos e entremos nas três dimensões do jogo (o game é uma corrida em side-scroll). Os personagens são bastante originais e fazem referências óbvias e bem engraçadas a atores, atrizes, seriados e filmes dos anos 80 e 90, seja pela forma como são, agem, falam (sim, eles falam!) e se comportam.


Um bônus é o de que parte dos itens desbloqueáveis é o de roupas especiais e temáticas, sendo não tão somente seguindo o tema dos diversos cenários, mas a ícones da cultura pop antigos e novos, como Michael Jackson em Thriller, Sonic e até mesmo a Xena! Vários outros personagens são desbloqueáveis conforme vencemos mais e mais níveis, e para cada um deles, novos uniformes.

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Além disso, ao final de cada corrida você tem acesso a um placar local (dos seus amigos) e um mundial, que lhe mostra quão bem (ou mal) você se saiu em relação ao geral. Há também dois tipos de multiplayer (fora o modo “principal” em single), o local, em que você pode jogar com um/a amigo/a que estiver por perto, e o geral, no qual você pode desafiar alguém diretamente a partir de sua lista de amizades, ou encontrar um desafiante.

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Como parte dos indies de hoje em dia, Action Henk ainda está em constante desenvolvimento, mas a comunidade indie tem se esforçado cada vez mais para entregar trabalhos sensacionais e cheios de esmero. Depois de dezenas de horas não achei nem mesmo um bug ou queda em frame rate (aquele lag visual), o que por si só é impressionante. Atualizações com melhoramentos gráficos, adição de novas músicas, melhores animações, extras desbloqueáveis e até mesmo novos níveis são recorrentes, o que torna Action Henk um game vivo e em constante superação.

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O jogo é bem viciante e, apesar do conceito simples, diverte bastante e durante muito tempo. Alguns, porém, podem achá-lo enjoativo justamente pela maneira contínua com que carrega o gameplay, afinal, bem, é uma corrida. Os cenários e desafios diversificam ao máximo a maneira como se joga, dando, certas vezes, o ar de puzzle ao jogo (!).

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Desenvolvido pela Rage Squid com apoio da Dutch Game Garden, Action Henk foi uma das mais divertidas e criativas surpresas com que me deparei nos últimos anos, trazendo de volta a sensação de alguns dos mini-games dentro de clássicos como Crash Bandicoot ou Rugrats, e até mesmo o espírito in game que se assemelha muito às corridas do inesquecível (e já citado) Sonic.

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Disponível apenas para PC, mas com confirmação de que virá muitíssimo em breve para PS3, PS4 e PS Vita, Action Henk é outro ótimo exemplo de como a comunidade indie é incrível.

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Veja também – Game indie da semana | Besiege

Escrito por Equipe Proibido Ler

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