Etermax e o novo mundo para jogos educativos

4
Leia em: 6 minutos

Os mundo dos games pode ser visto em todos os lugares, os mais famosos eram sempre o PC e consoles. Mas hoje em dia as pessoas não estão 100% em casa, mesmo que muitas delas trabalham no modelo home office, nem sempre dá tempo de ligar o videogame e jogar uma partida bacana de uma franquia favorita. A melhor opção nesses casos se tornou os games mobile, em que o celular é a peça para a diversão.

Não apenas os adultos curtem, mas principalmente as crianças e os mais jovens adoram o mobile pela questão de praticidade e ser o portátil mais barato e acessível para todos. Afinal, quem hoje em dia não tem um celular no bolso e que rode uns joguinhos bem bacanas. E não é só de FPS e montagem de cidades que se vive alguém com um aparelho mobile, já que games educativos são os mais baixados pelos pais, proporcionando algo interativo e que ao mesmo tempo eduque –  seja conhecendo palavras novas, cores e até ensine a falar, dependendo da idade. 

Leia mais: Days Gone | A infelicidade do mundo apocalíptico

A desenvolvedora – e digo isso na minha humilde opinião e experiência – é a Etermax, que não só ensina as crianças mas também os adultos, que podem se divertir bastante com os amigos no facebook. Se tivesse que escolher um sucesso deles seria “Perguntados”, que me proporcionou muita diversão, principalmente na época que estava fazendo vestibular e me ajudava muito a relaxar. E a desenvolvedora não perdeu tempo criando uma continuação para o game, em que o sistema ficou ainda mais dinamico e aperfeiçoado. Mas para ficar mais interessante vamos falar um pouco sobre cada um, dessa forma fica mais fácil de conhecer as diferenças e semelhanças sobre eles.

Começando pela saga do game “Perguntados” incluindo também o incrível “Reinos Perguntados”. Como já dei uma breve comentada foi um game que me ajudou bastante a relaxar na época que estava prestando vestibular para Medicina/Enfermagem, mas o mundo da cultura acabou sendo uma escolha melhor no final. Era tanto número as vezes que para alguém de humanas o olho começa até a queimar, então me juntava com alguns amigos no momento de descanso em casa para ficar jogando, já que as perguntas eram sempre leves e me faziam lembrar de coisas que aprendi no fundamental e ensino médio. As rodadas sobre cultura, química e arte com toda certeza eram as minhas favoritas, sendo as que eu mais tinha sorte em acertas na lata sem dúvida alguma.

Leia mais: Melhores jogos para celular de 2020

Etermax e sua diversão educativa

Seu sucesso foi tanto que o game chegou com seu segundo game, ainda mais bonito, atualizado para a nova geração e ainda com modos interativos – tanto no estilo de jogo, mas também ambientação temática. O estilo em roleta continua o mesmo, mas o mais divertido é a possibilidade de jogar em equipe, formando um ranking comparativo com outros jogadores e também o sistema de torre que possibilita jogar de forma continua acertando a subindo nossa masmorra mais rápido que o adversário, tornando tudo ainda mais competitivo e também divertido, deixando nosso cérebro mais rápido para raciocínios e pensamentos.

Em seguida tivemos “Reinos Perguntados” em que os jogadores criavam os canais com perguntas, trazendo desafios para outros jogadores e você mesmo também tinha a possibilidade de criar algo diferente. Perguntas de vários tipos eram encontradas, principalmente voltado para cultura como por exemplo: Pokémon, Chaves, desenhos do Cartoon Network e filmes do mundo Marvel. Não só acaba sendo divertido, mas acabamos conhecendo culturas diferentes desse meio, principalmente para aqueles que não conhecem praticamente nada acabam aprendendo e talvez se interessando. A primeira vez que joguei respondi tantas perguntas sobre a série do Chaves que depois peguei na internet para assistir novamente, que acabou batendo aquela saudade. Não só conhecimento por novas coisas, mas também o sentimento de nostalgia acaba aflorando nesse tempo, então não tem como ser ruim.

E seu segundo game que apresenta um grande sucesso, esse no caso é entre os mais velhos é o “Apalavrados”. Seu estilo de jogabilidade e dinâmica é totalmente diferente de Perguntados, em que as regras no começo podem ser um pouco complicadas, mas que ao jogarmos por alguns poucos dias já pegamos o jeito – ou em até algumas horas caso seu adversário fique bem ativo durante a partida que são feitas em formato de turno. Não necessitamos estar sempre online para jogar, uma notificação sempre chega avisando que “agora é a sua vez”. Em todos os seus games o funcionamento é da mesma forma, o que acaba sendo ótimo para momentos que não podemos jogar e existe a possibilidade de continuar depois.

Leia mais: Melhores jogos para celular de 2019

Etermax e sua diversão educativa

E nesse ano de 2020 seu segundo game chegou para as plataformas mobile iOS e Android. Em uma semana jogando o game sinto que fiquei bem viciada, principalmente nesse momento que ficamos em casa, acaba sendo uma boa distração das notícias e ajuda o cérebro a funcionar conhecendo palavras novas que sinceramente não tinha ideia que existiam. Nesse momento posso afirmar que já sou um dicionário de palavras meio esquisitas, mas que acabaram me ajudando a mandar muito bem durante as jogatinas com amigas. Sim, eu fiz vários amigos baixarem para jogar comigo, já que nada mais justo do que espalhar a palavra de jogos mobile que são fabulosos e todos devem conhecer, nem que seja por um momento. Algo que curti muito foi seu sistema de “Adivinhe a Palavra”, lembrando um pouco o estilo do “Adivinhados” – game também da empresa – em que uma pergunta é feita e devemos formar a resposta, só que nesse caso temos as letras dando um auxílio na hora de adivinhar, tornando tudo até mais fácil mas nem sempre. Seu formato ficou agora bem mais dinâmico e com visual até melhor que o do primeiro game. Às vezes sentia o jogo dar uma engasgada em certos momentos até travando um pouco, mas foi bem concertado nesse segundo deixando tudo mais fluido e não me fazendo passar raiva, o que é um grande ponto positivo.

Os games da Etermax estão em ambas as plataformas, iOS e Android com todos atualizado e ainda com game em pré-registro que deve ser lançado em breve, assim espero. Nesse momento, e até mesmo depois que tudo melhorar, pode ser uma ótima opção para relaxar essa cabeça aí e até mesmo para aqueles que têm filhos jogar algo diferente e divertido com eles e ainda ensinando um pouco mais sobre materiais que eles ainda terão ou que não gostavam muito e podem aprender a pegar o gosto.

Quer comprar jogos com um belo descontão e ainda por cima ajudar o Proibido Ler? Selecionamos ótimas dicas de games na Amazon e a maioria com frete grátis para clientes prime. Clique aqui e pegue aquele game que está faltando na sua coleção. E venha nos conhecer em nosso canal da Twitch.