Entenda a melhor forma de investir na sua carreira gamer
in

Entenda a melhor forma de investir na sua carreira gamer

Um guia completo para quem quer conhecer melhor uma das profissões do futuro

Já se foi o tempo em que os videogames eram considerados apenas um hobby ou um mero passatempo. Hoje em dia eles podem ser a profissão de muitas pessoas que, de um modo ou de outro, apreciam o universo dos jogos digitais.

São várias as possibilidades de ganhar dinheiro com games. Há a alternativa de se tornar um jogador profissional, que participa de campeonatos e tem contrato com patrocinadores; mas há também a opção de produzir conteúdo sobre o assunto.

Um exemplo disso pode ser a criação de um blog. Nesse caso é fundamental investir na monetização dele por meio de um bom serviço de web host.

Como o sonho de muita gente é garantir uma renda trabalhando em uma área do seu interesse, investir na carreira de gamer profissional é uma forma de unir o útil ao agradável. Para isso existem os eSports, que é o nome do universo que contempla os jogos eletrônicos.

Para saber melhor como investir nessa carreira e ser um profissional bem sucedido no segmento do eSports, vale conferir os tópicos desse artigo:

  • A força da indústria dos games
  • Os passos para construir uma carreira como gamer profissional
  • Os games mais conhecidos na área do eSports

A força da indústria dos games

Os games eletrônicos sempre foram um componente poderoso na indústria cultural. A fama de personagens como o Sonic, Super Mario e Pac Man rivaliza com os famosos da Marvel, DC Comics e Disney

Inclusive, há várias décadas que são realizados campeonatos de jogos eletrônicos. Ao longo do tempo tais campeonatos foram adquirindo maior adesão de empresas patrocinadoras e demais entusiastas de jogos digitais.

Ainda no final da década de 90, tais campeonatos se tornaram bastante populares em países asiáticos. Depois, ao longo dos anos 2000, foi um pulo para os eSports dominarem o planeta. 

Hoje em dia não é exagero afirmar que vários gamers tentam subir de nível, saindo da categoria de meros apreciadores para atingir o patamar de jogadores profissionais. Atualmente o Brasil já é um dos países que conta com bons competidores nos eSports.

Os passos para construir uma carreira como gamer profissional

Entenda a melhor forma de investir na sua carreira gamer

Imagine que para conquistar um lugar ao sol no ramo dos eSports você tenha que superar fases tal e qual ocorre nos jogos digitais. É uma metáfora interessante. 

Sobretudo, como em qualquer área é preciso praticar muito para atingir a excelência, no mundo dos games e eSports não é nada diferente. E se você é um gamer dedicado, isso não será nenhum problema. 

A prática constante pode aperfeiçoar as habilidades principalmente em games que lidam com comandos e estratégias de combate como os jogos de luta. 

Sendo assim, é necessário seguir alguns passos importantes e ter certa disciplina para sempre evoluir. Confira mais abaixo como é possível fazer isso. 

A fase dos treinos

Acredite, assim como futebol, natação, xadrez ou pintura, os games eletrônicos também exigem treino e dedicação.

Essencialmente os jogos digitais exigem coordenação, raciocínio e habilidade, elementos típicos de atividades que exigem destreza dos seus praticantes. 

Além do mais, é por meio dos treinos, da prática constante, que você vai descobrir qual a modalidade de jogo digital é da sua preferência. Não faltam opções nesse sentido. 

Há jogos de tiro em primeira pessoa, que também são chamados pela sigla em inglês FPS. É possível optar por games de estratégias em tempo real, os famosos RTS. Assim como há também os jogos em arenas de batalha multijogador online (MOBA), entre outras modalidades.

Para descobrir em qual – ou até mesmo em quais modalidades – você tem um bom aproveitamento, o ideal é praticar, praticar e praticar. Isso vai auxiliar você também a manter o foco em gêneros específicos, facilitando a condução da sua carreira gamer

A fase das compras

É importante que no decorrer da sua jornada, você tenha que adquirir as suas armas, ou melhor, bons equipamentos. Um gamer profissional deve contar com periféricos, mouses, joysticks e outros periféricos aptos para os jogos digitais.

É bem verdade que alguns são caros, mas é possível também obter resultados com equipamentos mais amigáveis ao bolso.

A fase da produção dos conteúdos

Além de jogar, é interessante estabelecer para você mesmo uma espécie de autoridade no assunto, ampliando a sua rede de contatos, criando a sua marca pessoal e facilitando a interação com outros gamers. Para isso, você deve investir na criação de conteúdo online.

São várias as alternativas para você falar sobre jogos digitais na web. Você pode criar um canal de vídeos, ou um podcast, por exemplo, e investir na monetização deles. 

Um blog também funciona como um bom canal de conteúdo. Nesse caso, para torná-lo profissional e com credibilidade, é essencial efetuar o registro de domínio e adquirir um bom serviço de web host.

Os conteúdos que você criar em seus canais sobre games podem ser dos mais variados, tais como dicas de jogabilidade, curiosidade sobre a criação dos jogos, truques, enfim, é possível trazer à tona vários assuntos.

Profissionalização – A fase principal

Depois de superar as etapas anteriores, chega a hora de enfrentar o “chefão final”, que nada mais é do que se manter no topo, evoluir cada vez mais para ganhar mais campeonatos e assim se consolidar de vez como um gamer profissional.

Da mesma forma, é aí que você entra para uma equipe profissional, realiza viagens, obtém patrocínios e participa de campeonatos. 

Os games mais conhecidos na área do eSports

Entenda a melhor forma de investir na sua carreira gamer

Existem hoje em dia games dos mais variados gêneros que atraem competidores dos mais diversos estilos. Por isso, é importante, logo no início da carreira, adotar logo uma modalidade da sua preferência para manter o foco em uma específica.

No atual universo dos eSports, quanto mais famoso e popular é o jogo, maior é a competição em torno dele. Abaixo confira algumas das modalidades que estão em alta no momento. 

Games de arena multijogador

Eles também podem ser conhecidos pela sigla de MOBA, que quer dizer Multiplayer Online Battle Arena. Entre os mais populares deste tipo estão o League of Legends (LoL), DOTA 2 e Heroes of the Storm.

Jogos de estratégia em tempo real

São games que atraem uma legião de apreciadores. Eles também podem ser chamados de RTS, que quer dizer Real-Time Strategy. Um dos jogos mais conhecidos nesse segmento é o Starcraft 2.

Games de tiro em primeira pessoa

Também chamados FPS, ou de First Person Shooter, esses games estão entre os preferidos do público gamer e atraem vários competidores em campeonatos. Alguns dos games mais conhecidos nessa linha são o Counter-Strike, o Call of Duty, o Battlefield e o Overwatch.

Jogos de luta

Os gamers dos anos 90 são os mais presentes nessa modalidade, pois nela estão presentes os famosos clássicos como Street Fighter, The King of Fighters e também Mortal Kombat. 

Ser profissional dos games exige dedicação como qualquer outro tipo de atividade

Pode ser difícil, mas está longe de ser impossível. As alternativas e possibilidades estão aí. Há quem ganhe dinheiro investindo na produção de conteúdos sobre games. Nesse caso ter um canal de vídeo, ou um site com um bom serviço de web host são fundamentais. 

Há quem participe dos campeonatos e faça parte de equipes de eSports. Ou seja, o universo dos games traz opções para quem quer investir nessa carreira. Portanto, avalie os seus gostos, os seus objetivos e invista.

E aí, curtiu?

Escrito por Bruno Fonseca

Jornalista, apaixonado por quadrinhos, filmes, séries e retrogames. Espero que você alcance o sétimo sentido em todos os âmbitos da vida.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Loading…

0
Uma defesa tardia d’Os Últimos Jedi' (2017)

Uma defesa tardia d’Os Últimos Jedi’ (2017)

Acelerando de 0 a 264 km/h com um Tesla Model 3 numa Autobahn