in

É possível ganhar dinheiro com jogos online? Acredite se quiser: tem como

Os chamados “play-to-earn”, que são desenvolvidos através de blockchains, oferecem bens que podem ser negociados fora do mundo virtual para os jogadores

Pode parecer até propaganda enganosa, mas, atualmente, é possível, sim, ganhar dinheiro jogando ou até mesmo investindo em jogos online. Existem muitos jogos, desenvolvidos tanto para consoles de videogames quanto para celulares, onde existe essa possibilidade de o jogador ter recompensas por interagir com o ambiente virtual.

Essa classificação de jogos tem até nome: são os play-to-earn, que, em tradução livre, fica jogue-para-ganhar. Eles fazem com que os usuários destes aplicativos recebam recompensas, através de tokens, criptomoedas, ou até mesmo NFTs, por cumprirem tarefas dentro dos jogos.

Estes bens podem ser negociados além do próprio jogo, mas também na vida real. Mas, primeiro, temos que saber o que exatamente é cada uma destas recompensas, para que possamos analisar melhor como elas podem ser negociadas fora do ambiente virtual – rendendo dinheiro, é claro.

Os tokens são representações digitais de ativos em uma blockchain, que é um sistema descentralizado que grava todas as transações realizadas com estes ativos digitais. Como o Bitcoin, ou o Ethereum, que foram criados com base nessa tecnologia de registro.

A outra recompensa são os NFTs, que também são conhecidos como tokens não-fungíveis, que nada mais são do que um certificado de autenticidade digital de um determinado item, garantindo que quem possuí-lo tenha em mãos o original e único. Dentro dos jogos, eles são as skins (roupas) ou ferramentas de um personagem.

Mas, voltando agora para essa categoria de jogos, o play-to-earn dá ao jogador propriedade total sobre os ativos que conquista dentro do ambiente virtual, permitindo até mesmo que ele acumule dentro da plataforma quanto quiser. É claro que ele terá que continuar jogando para que isso aconteça.

Conforme os usuários participam da economia do jogo, eles acabam criando valor para outros jogadores e desenvolvedores, dentro de um cenário onde praticamente todos os integrantes desta rede acabam ganhando, direta ou indiretamente.

Geralmente, esses jogos podem ser baixados gratuitamente, e a rentabilidade deles é traduzida somente na negociação dentro da plataforma. Entretanto, existem algumas desenvolvedoras que cobram valores simbólicos para que os usuários possam aproveitar a experiência do game.

O Alien Worlds faz parte da lista de jogos que é possível avançar sem fazer compras adicionais dentro do jogo

O que diferencia esses tipos de jogos dos comuns é que os ativos que você adquire para começar a jogar são propriedade inteiramente sua e ficam guardados em sua carteira. Além disso, eles podem ser negociados livremente, comprando ou vendendo eles, com quem você quiser.

Isso tudo é possível porque as empresas ou comunidades que desenvolvem estes games não têm nenhuma propriedade sobre os itens conquistados nos jogos, tornando os jogadores completamente livres, dando uma nova perspectiva de como funciona o mercado de jogos.

Vale frisar que, como é um tipo de jogo que mexe com valores monetários, é preferencial que seja maior de 18 anos para jogar este tipo de jogo. Entretanto, com o acompanhamento dos pais, esses jogos geralmente não representam nenhuma restrição de faixa etária.

E aí, curtiu?

Escrito por Bruno Fonseca

Fundador e editor-chefe do PL. Jornalista apaixonado por quadrinhos, filmes, games e séries.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…

Loading…

0
Resident Evil | A franquia de filmes resumida em uma thread no Twitter

Resident Evil | A franquia de filmes resumida em uma thread no Twitter

House of Marley | Linha de áudio eco consciente já está disponível no Brasil