Como os jogos podem divertir e ajudar no desenvolvimento de novas habilidades
in

Como os jogos podem divertir e ajudar no desenvolvimento de novas habilidades

O aprendizado é essencial para qualquer pessoa que busca ser um profissional de sucesso e os games podem ajudar a alcançar esse objetivo.

Existem muitas maneiras de desenvolver novas habilidades, aprimorar pontos fontes e melhorar pontos fracos. A principal maneira é através do estudo, da leitura de livros e conteúdos sobre o assunto. Essa é uma forma já bem ultrapassada de aprendizagem, que remete a algumas centenas de anos. Hoje, novas formas de aprendizado se tornaram populares.

O aprendizado é essencial para qualquer pessoa que busca se tornar um profissional de sucesso, conseguir seus objetivos, e se tornar referência na área em que atua. Além dos livros, os jogos também se tornaram uma excelente fonte de conhecimento para quem quer desenvolver habilidades, para uso em qualquer área de atividade.

Uma das vantagens de jogar em um cassino Bitcoin, e conhecer mais sobre seus pontos fortes e fracos, é o fato de aprender com diversão. Nem todo mundo gosta de ler livros e sabe apreciar uma aula. Entretanto, é inegável que jogar é algo que todo mundo gosta, e aprender assim é muito mais fácil.

O aprendizado interativo

Como os jogos podem divertir e ajudar no desenvolvimento de novas habilidades

Uma das grandes dificuldades relatadas por milhares de profissionais da educação é a falta de atenção dos alunos. A concentração é essencial para qualquer pessoa que esteja querendo completar tarefas ou concluir objetivos. Esse ponto pode ser muito bem trabalhado com as novas ferramentas como os jogos eletrônicos.

É uma tendência no mercado transformar ferramentas de aprendizado em jogos. Esse é o caso de muitos aplicativos que ensinam linguagem, onde as aulas são interativas com jogos do tipo complete a frase, muito semelhante aos jogos da forca, que muitos brasileiros jogaram durante a infância e adolescência.

A diferença é que, enquanto deixávamos de prestar atenção na aula de inglês para jogar jogos como o da forca, agora o jogo da forca se tornou ferramenta de aprendizado para ensinar inglês para crianças e adolescentes, e cada vez mais para adultos. A interação entre jogo e ensino se tornou essencial para atrair a atenção dos alunos.

Gameficação do ensino

Como os jogos podem divertir e ajudar no desenvolvimento de novas habilidades

Hoje há, inclusive, um termo que vem se popularizando no setor de ensino. Trata-se da gameficação, um termo que remete a gamefication, em inglês. Nesse caso, os sistemas de ensino estão adaptando suas estratégias de ensino para se adaptar a esse novo mercado. O próprio Governo Federal, através do Ministério da Economia, tem investido nesse modelo de ensino.

Cada vez mais jovens aprendem a ler e escrever por jogos interativos, com personagens que deixam a experiência mais divertida. Membros do governo relatam que o programa de aprendizado por jogos é um sucesso, e as escolas e colégios que colocaram o sistema em prática têm relatado bons resultados.

Dessa forma, nada nos impede de aprender com outros jogos eletrônicos atualmente, mesmo que esses jogos não tenham sido criados para esse fim específico. Esse é o caso de jogos que abordam eventos históricos, como a Segunda Guerra Mundial, e que usam personagens históricos no enredo, ensinando um pouco mais sobre o assunto aos jogadores. A verdade é que jogar se tornou algo muito maior do que apenas diversão.

E aí, curtiu?

Escrito por Bruno Fonseca

Fundador e editor-chefe do PL. Jornalista apaixonado por quadrinhos, filmes, games e séries.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…

Loading…

0
HQ do Dia | Lore Olympus: Histórias do Olimpo: 1 - Rachel Smythe

HQ do Dia | Lore Olympus: Histórias do Olimpo: 1 – Rachel Smythe

10 cinebiografias pra você conhecer e se apaixonar

10 cinebiografias pra você conhecer e se apaixonar