8 ótimos fan films em live-action baseados em games

Adaptações cinematográficas de jogos de videogame existem há muito tempo. Infelizmente a maioria delas apresenta um péssimo trabalho e deixa o público bastante frustrado. Ninguém conseguiu, ainda, descobrir o mistério por trás dos filmes baseados em games – por que eles não dão certo? São amaldiçoados?

De qualquer forma, hoje em dia existe a internet, a criatividade e o talento de muita gente disposta a homenagear seus jogos favoritos de forma adequada. Seja por seu próprio bolso, por financiamento coletivo ou com o apoio das próprias desenvolvedoras, o Youtube está repleto de fan films incríveis – muitos deles apresentam uma qualidade muito superior aos longa-metragens baseados em games que existem por aí.

Selecionei 8 fan films que acho realmente ótimos para dividir com você nesta matéria. Saiba as informações acerca do jogo, do curta e assista-os abaixo:

Assassin’s Creed IV: Black Flag – The Devil’s Spear

O game segue as aventuras de Edward Kenway, um notável pirata e corsário que viveu nas Caraíbas durante a Época Dourada da Pirataria no inicio do séc. XVIII. Sua história começa quando ele se vê acidentalmente no meio do eterno conflito entre Assassinos e Templários. Enquanto isso os piratas mais famosos se juntaram em Nassau, Bahamas, na tentativa de estabelecer uma das primeiras sociedades democráticas.

Já o fan film com atores reais chamado “The Devil’s Spear”, que foi criado antes do lançamento de Assassin’s Creed IV: Black Flag, mostra um homem que sobreviveu a uma batalha com Edward Kenway e está em busca de pólvora para vender ao Império Britânico. O curta foi lançado em 17 de outubro de 2013.

Mass Effect – Red Sand

O curta se passa 35 anos antes de Mass Effect 1, mostrando como foi a descoberta da humanidade pelas ruínas Protheans, em Marte, e como os humanos descobriram os poderes bióticos através da droga Red Sand (criada manuseando o perigoso Element Zero). Também mostra como formou-se a Aliança Humana, que em breve desbravaria novos sistemas galáticos através da descoberta de um Mass Relay.

A melhor parte é que esse fan film conta com a participação de Mark Meer (o dublador do Comandante Shepard na trilogia do game) que interpreta o Coronel Jon Grissom, o responsável pela proteção das relíquias protheanas. O curta foi lançado em 7 de outubro de 2012.

Army of Two: The Devil’s Cartel – Cartel Takedown

O jogo Army of Two: The Devil’s Cartel foca em dois operativos da Tactical Worldwide Operations (T.W.O.): Alpha e Bravo. Ambos são colocados no México, no meio de uma guerra contra os traficantes que comercializam drogas. Eles precisam trabalhar em conjunto para enfrentar o impiedoso cartel conhecido como “La Guadaña”.

O curta foi divulgado antes do lançamento oficial do jogo e contou com o apoio da EA Games (desenvolvedora e distribuidora do game).

Tomb Raider – Croft

Creio que todo mundo conhece a série Tomb Raider e sua protagonista, a arqueóloga britânica Lara Croft, personagem feminina similar a Indiana Jones. Um longa-metragem chamado “Lara Croft: Tomb Raider” foi produzido em 2001, sendo dirigido por Simon West e estrelado por Angelina Jolie.

O curta é inspirado não só nos jogos da série Tomb Raider, mas também nos clássicos filmes de ação dos anos 80. Os 20 minutos de filme mostra o que poderíamos esperar de um novo filme da heroína.

Batman: Arkham Origins – Deathstroke, Arkham Assassin

Os eventos narrados neste curta ocorrem antes de Batman: Arkham Origins. O chefão do crime conhecido como Máscara Negra lança uma recompensa pela cabeça de Batman, convocando os melhores assassinos das redondezas. Entre eles está Slade Wilson, o Deathstroke, que protagoniza o filme:

Sleeping Dogs – Fight Film

Sleeping Dogs é focado na missão de um agente da polícia, que é se infiltrar e destruir uma facção criminal. O jogo é ambientado em Hong Kong e o protagonista é o Detetive Wei Shen. O enredo desenvolve-se na luta moral de Wei para se manter focado na sua missão de destruir a Tríade, enquanto tenta manter o seu disfarce intocável.

O curta foi postado antes do lançamento do jogo em que é baseado (aparentemente a maioria dos fan films segue essa regra) e contou com o apoio da Square Enix (desenvolvedora e distribuidora do game). O vídeo é bastante violento, com bons efeitos especiais e uma coreografia impecável.

Portal: No Escape

O jogo “Portal” consiste basicamente de uma série de enigmas que devem ser solucionados ao teletransportar a protagonista controlada pelo jogador, chamada Chell, e outros objetos simples usando o “Aperture Science Handheld Portal Device” (“ASHPD”, também conhecido como “Portal Gun”) – utensílio capaz de criar um portal inter-espacial entre superfícies planas.

No vídeo vemos Chell, determinada e silenciosa, usando sua Portal Gun em um curta tão breve quanto intenso. A essência do jogo foi capturada pelos criadores do filme, embora tenha um apelo mais sombrio:

Silent Hill: The Confined

Outra franquia popular dos videogames, Silent Hill se passa em uma cidade isolada que, como em muitas cidades pequenas de histórias de terror e filmes, é permeada por um antigo mal demoníaco e tem criaturas rondando as ruas e os prédios. O jogo já inspirou dois longa-metragens, Terror em Silent Hill (2006) e Silent Hill: Revelation 3D (2012).

A história também inspirou este curta chamado “The Confined”, que na verdade se tratava de um teaser para o verdadeiro curta-metragem, que teria 15 minutos. Infelizmente os produtores desistiram do projeto e tudo o que restou foi o teaser, que é incrível.

O que achou dos fan films inspirados em games? Tem mais algum pra indicar? Conte nos comentários!


 Veja também:
StarCraft | Terranos e Zergs se enfrentam neste curta incrível feito por fãs!

Por Louise


VEJA TAMBÉM:

COMENTE:

© 2019 Proibido Ler. Todos os direitos reservados.