in

Por que alunos devem frequentar teatros?

Uma ida ao teatro para assistir a uma pessoa ou musical é uma prática pouco comum no Brasil atualmente. Ainda assim, é algo bastante proveitoso para os alunos, pois se trata de uma pausa na escola e se divertir, mas também traz muitos benefícios educacionais adicionais.

Estudos apontam que as escolas de hoje em dia estão reduzindo seus orçamentos para artes e cancelando as idas ao teatro. Investir tempo nas artes tem demonstrado sua importância para o desenvolvimento de alunos completos, então esse é um passo na direção errada? Para responder a essa pergunta e, esperamos, ajudar a iniciar uma conversa, analisamos as pesquisas que mostram a influência de uma ida ao teatro sobre os alunos.

BENEFÍCIOS DE LEVAR OS ALUNOS AO TEATRO

As pesquisas sugerem que assistir ao teatro ao vivo traz benefícios significativos. Esses benefícios podem incluir maior conhecimento literário, maior tolerância e mais empatia entre os alunos. Essas habilidades podem ser úteis para os alunos em todos os aspectos de sua vida, na escola ou em casa, e os beneficiarão por toda a vida e convívio social.

Assistir a uma peça ao vivo também pode aprimorar a inteligência emocional do aluno, especialmente sua capacidade de reconhecer e apreciar como as outras pessoas pensam e se sentem.

O teatro funciona quase como uma janela para um mundo mais amplo, https://mypaperdone.com/ em seus espetáculos representados. As evidências mostram que os alunos que assistiram a uma peça de teatro ao vivo apresentaram “uma melhor capacidade de ler as emoções dos outros”. 

A exposição das crianças às artes cênicas pode contribuir para uma maior compreensão e aceitação, pois elas se tornam mais conscientes do mundo ao seu redor. Esse desenvolvimento da inteligência emocional é especialmente importante, pois contribuirá para a resolução saudável de conflitos entre colegas e ensinará os alunos a expressar suas emoções de maneira apropriada.

ASSISTIR A UM FILME É A MESMA COISA QUE ASSISTIR A UM ESPETÁCULO DE TEATRO?

As estatísticas mostram que houve uma queda de 7% nas visitas educacionais ao Shakespeare’s Globe – um teatro popular em Londres, na Inglaterra – no último ano. Atualmente, acredita-se que a educação artística seja um luxo nas escolas. Pode ser mais fácil e econômico fazer com que os alunos assistam à versão cinematográfica da peça, mas isso não tem os mesmos efeitos.

Pesquisas mostram que ler e assistir a filmes de Hamlet e A Christmas Carol não causou o mesmo aumento de conhecimento experimentado pelos alunos que assistiram a apresentações ao vivo das mesmas peças. Por exemplo, 83% dos alunos que assistiram à peça ao vivo conseguiram identificar quais personagens eram amigos de Hamlet, em comparação com apenas 45% dos alunos que assistiram ao filme.

Reagimos de forma diferente a seres humanos que encenam uma história diretamente na nossa frente do que a representações de seres humanos em uma tela, talvez porque as experiências pessoais possam ajudar a criar conexões emocionais maiores. É por isso que assistir a gravações não tem o mesmo efeito sobre a empatia e a inteligência emocional dos alunos que o teatro ao vivo.

Escrito por Bruno Fonseca

Fundador e editor-chefe do PL. Jornalista apaixonado por quadrinhos, filmes, games e séries.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Saiba quais são os principais eventos de cultura geek no mundo

Saiba quais são os principais eventos de cultura geek no mundo

Nintendo | A incrível restauração de um Nintendo 64

Nintendo | A incrível restauração de um Nintendo 64