O impacto do vídeo ao vivo no entretenimento digital

Os últimos anos foram marcados por um aumento visível no uso de ferramentas e estratégias de vídeo ao vivo em vários espaços da indústria do entretenimento.

É neste contexto que os canais de esportes, plataformas de entretenimento, celebridades e espaços múltiplos focados em públicos diferentes, adotaram o vídeo ao vivo como uma de suas principais estratégias para compartilhar seu conteúdo e se conectar com seu público.

Streaming de entretenimento online

O mundo do entretenimento online é um dos que mais se beneficiou com o uso do vídeo ao vivo como ferramenta para estreitar laços com o público. Neste contexto, aparece a plataforma online de streaming de videogames Twitch, que desde a sua criação tem se concentrado na transmissão ao vivo de games de várias categorias, incluindo shooters, lutas, esportes, jogos de estratégia, etc. Nela, os espectadores podem interagir com os jogadores que transmitem seu conteúdo ao vivo, seja por meio de sessões de bate-papo ou através de áudio direto, além de ter a opção de se unir ao jogo a qualquer momento.

Outro exemplo no mundo do entretenimento online é a plataforma de live cassino da Betway, que, através de streaming de vídeo ao vivo, permite que os jogadores se juntem a mesas de jogo e desfrutem de partidas de pôquer, blackjack, roleta e muitos outros jogos, podendo acompanhar todos os detalhes do que acontece nas mesas e interagindo com os croupiers através dos botões da interface gráfica da plataforma. Por sua vez, no contexto esportivo, aparece o canal Fox Sports, que transmite eventos de eSports ao vivo e exclusivo, como foi no caso da final da FIFA Interactive Cup.

Este torneio chama a atenção por ser considerado como o maior evento de jogos de futebol do mundo e oferece ótimos prêmios em dinheiro aos vencedores, além da oportunidade de viajar para eventos oficiais da FIFA e conhecer pessoalmente seus jogadores favoritos. Dessa forma, o canal de entretenimento deu um grande passo para abrir seu conteúdo e se conectar com a crescente indústria dos eSports, transmitindo eventos que permitem a conexão com novos públicos, como são os fãs de videogames.

Por seu turno, a plataforma ESPN é outra que entrou totalmente no mundo dos eSports e da transmissão deste tipo de conteúdo ao vivo, uma vez que eles dedicam uma seção completa de sua plataforma online para acompanhar esportes virtuais e todo o mundo que os rodeia, incluindo os maiores torneios de diferentes gêneros de videogames e notícias sobre os protagonistas dentro deste mundo virtual.

Transmissão ao vivo para se conectar com o público

Como foi mostrado anteriormente, o mundo do entretenimento tem se beneficiado da transmissão de vídeo ao vivo para permitir que múltiplas plataformas levem seu conteúdo para um público maior, no entanto, o vídeo ao vivo também é aproveitado para dar um toque mais pessoal aos criadores de conteúdo e conectá-los com seu público. Um exemplo muito comum nesse contexto é a ferramenta Live do aplicativo Instagram.

Conforme explicado pelo site TechTudo, essa ferramenta permite responder a perguntas e usar fotos da galeria enquanto se faz uma transmissão ao vivo dentro do aplicativo, permitindo criar novos tipos de interação com os seguidores durante essas transmissões. Além de ser uma ferramenta disponível para todos os usuários, algumas celebridades adotaram a transmissão ao vivo em diversos contextos, de modo a aprofundar o relacionamento com seus fãs. Um exemplo disso aconteceu com o ator Shia LaBeouf, que colocou uma câmera fazendo livestreaming na frente dele, enquanto assistia a todos e cada um de seus filmes dentro de um teatro em Nova York.

Através desta maratona de filmes, LaBeouf permitiu que o público visse cada uma das reações do ator ao seu próprio trabalho, bem como sua resposta emocional às histórias que apareciam na tela à sua frente. Por seu turno, outro dos eventos que chamaram a atenção no que diz respeito à relação dos personagens com seu público, foi a transmissão de um episódio ao vivo da série de televisão Os Simpsons. Na ocasião, Homer interagiu ao vivo com alguns de seus fãs, que se comunicaram com ele através do uso de uma hashtag na rede social Twitter. No entanto, houve algo que tornou essa interação mais especial no Brasil, já que os três minutos da sessão de perguntas e respostas ficaram sem áudio em português, o que fez com que Homer pedisse desculpas aos brasileiros em vídeo, aproveitando para brincar sobre sua falta de intenção de aprender Português.

O vídeo ao vivo ganhou destaque no mundo do entretenimento, pois, permite criar uma melhor conexão com os usuários e que eles participem em tempo real para melhorar sua experiência. Além disso, a ferramenta de streaming de vídeo ao vivo já conseguiu se expandir para vários contextos, como é o caso da ciência e da transmissão ao vivo que a NASA criou para compartilhar a chegada da sonda InSight a Marte.

O futuro e as possibilidades de uso dessa ferramenta parecem não ter limites, e cada avanço tecnológico é mais promissor para permitir a imersão dos espectadores em cada vez mais contextos.


VEJA TAMBÉM:

COMENTE:

© 2019 Proibido Ler. Todos os direitos reservados.