O Studio Ghibli não está fechando as portas! Entenda o que aconteceu:

Ontem (03/08) foi noticiado em vários locais que o Studio Ghibli estaria fechando suas portas. Claro que uma notícia como essa seria repercutida pelas pessoas e acabou que tudo não passa de uma enorme confusão. Pra entender direitinho o que rolou, leia:

O Studio Ghibli é um dos mais famosos estúdios de animação japonesa. Fundado em 1985, por Hayao Miyazaki e Isao Takahata, o estúdio ficou conhecido como “Disney do Japão” e Hayao Miyazaki como “Walt Disney do Japão”. Mesmo que você nunca tenha ouvido falar o nome do Studio Ghibli, tenho certeza que já teve contato com alguma de suas produções, como Meu Vizinho Totoro, A Viagem de Chihiro ou O Castelo Animado. Desde a sua criação até 2012, o estúdio já produziu mais de 17 filmes. Os títulos que chegaram ao Brasil foram: Tonari no Totoro ou Meu Vizinho Totoro (1988) (que mais tarde se tornou a logomarca do estúdio), O Serviço de Entregas da Kiki (1989), Porco Rosso (1992), Princesa Mononoke (1997), A Viagem de Chihiro (2001), O Reino dos Gatos (2002), O Castelo Animado (2004), Ponyo – Uma Amizade Que Veio do Mar (2008) e O Mundo dos Pequeninos (2010).

Studio Ghibli

Diferente dos animes convencionais, o Studio Ghibli não utiliza computação gráfica, seus personagens e cenários são totalmente feitos à mão e suas produções costumam demorar de 5 a 8 anos pra serem concluídas. O estúdio coleciona prêmios por suas criações, com destaque pra “A Viagem de Chihiro” que ganhou um urso de ouro e um Oscar de melhor filme de animação (este é único anime até hoje que ganhou o Oscar de melhor animação).

Studio Ghibli

Ok, e afinal, o estúdio vai fechar ou não vai?
Quando eu soube dessa história fiquei muito confusa (além de triste), e resolvi fazer um post aqui no blog em homenagem ao Studio Ghibli. Comecei a pesquisar e descobri que o estúdio não tá fechando as portas definitivamente, mas, talvez, entrando em um hiatus pra se reestruturar. O esclarecimento veio do site Studio Ghibli Brasil:

“Na noite do dia 3 de agosto, precisamente as 11 horas, foi transmitido pelo programa Jyounetsu Tairiku da rede TBS uma entrevista com o produtor do Studio Ghibli, Toshio Suzuki, onde fez comentários a respeito do futuro do Studio Ghibli após a aposentadoria de Hayao Miyazaki. Esta declaração de Suzuki foi divulgada em imagens na internet por um blog japonês, porém, um tumblr em inglês feito por fãs relatou que o Studio Ghibli estaria fechando seu departamento de produção, levando diversos sites divulgarem a mesma notícia. Segundo esta fonte em inglês, Toshio Suzuki teria anunciado o encerramento do Studio Ghibli. O Tumblr tem uma série de imagens, com Suzuki e seus comentários. Neles, Suzuki comentou que grandes mudanças estão para acontecer e que estas mudanças podem acarretar no desmantelamento do departamento de produção. Embora tenha havido uma conversa sobre dissolver o estúdio de imediato, Suzuki enfatizou que a verdade é que o estúdio está considerando uma ‘faxina’ ou reestruturação por enquanto. O resultado final seria ‘reconstruir’ o estúdio e recriar um ambiente para a geração seguinte. Suzuki não minimiza a importância da aposentadoria de Miyazaki. Ainda assim, ele adiciona, ‘Sobre o que será do futuro do Studio Ghibli, não é absolutamente impossível manter a produção [de filmes] para sempre. No entanto, vamos dar uma breve pausa a considerar nosso rumo a partir daqui.’ Vale lembrar que, até o momento, não temos nem uma manifestação por parte das mídias oficias do Studio Ghibli.”

Studio Ghibli

Então, todo mundo já pode se acalmar até segunda ordem. O Studio Ghibli não faliu, não encerrou e provavelmente ainda vai produzir muitas obras maravilhosas pra gente. Pelo menos é o que eu espero!

Por Louise


VEJA TAMBÉM:

COMENTE:

© 2019 Proibido Ler. Todos os direitos reservados.