Curiosidades sobre “Esporte Sangrento” (1993)

Leia em: 3 minutos

Se você nasceu nos anos 90 com certeza deve ter sido contemplado pelo melhor filme da década, “Esporte Sangrento (1993)”, estrelado por Mark Dacascos, famoso por ser o Van Damme filmes de “lado b” de ação. O longa metragem era exibido quase que mensalmente pelo SBT na “Tela de Sucessos”. E acredite, nós não enjoamos de admirar a capoeira em várias cenas que praticamente eram “iradas” para nós do Proibidoler.com

A história era praticamente uma mistura de “Mentes Perigosas (1995)” , jovens com problemas e pancadaria das boas, nada que chegasse a ser  sangrento como o título nacional gostava de vender, seu diferencial era as acrobacias de golpes por Mark Dacascos nas cenas. Não podemos deixar de falar da música “Zum Zum Zum” que com certeza você deve ter cantado na escola. 

No fim, não assistir “Esporte Sangrento(1993)” era um motivo parar ficar de fora dos grupinhos de amigos.

Leia mais: Frank Dux | Verdades sobre um mito

Curiosidades sobre "Esporte Sangrento" (1993)

A história segue O ex-boina verde Louis Stevens (Mark Dacascos),que retorna para sua velha escola de artes marciais em Miami e recebe sua mais difícil missão: deixar em forma um grupo de adolescentes formado pelos delinquentes da região. Stevens, um mestre na Capoeira, a arte marcial praticada no Brasil, resolve colocar os garotos em um rigoroso programa de treinamento. Porém, ele precisará lidar com traficantes crescidos nas favelas brasileiras quem vão tirar a sua paz.

Leia mais: Curiosidades sobre “O Grande Dragão Branco” (1988)

Curiosidades sobre "Esporte Sangrento" (1993)

Com 27 anos de seu lançamento, selecionamos algumas curiosidades sobre a produção, bastidores e surpresas de “Esporte Sangrento (1993)”. Uma nova chance para você ouvir “Zum Zum Zum” e rever Mark Dacascos dando pirueta. 

  • Mark Dacascos nasceu para as artes marciais, seus pais são artistas marciais de renome que criaram seu próprio estilo (seu pai, Al Dacascos-Won luta Hop Kuen Do; e sua mãe, Malia Bernal-Xiang Dai Kuen no  Kung Fu). Ele estrelou a série de TV do “O Corvo”. 
  • O título original é “Only The Strong”.
  • A capoeira foi inventada no início do século XVI por escravos africanos no Brasil. Os movimentos de dança foram incorporados para disfarçar o fato de que eles estavam aprendendo a lutar.
  • O diretor Sheldon Lettich não ficou satisfeito com a coreografia de lutas do filme, afirmando anos mais tarde no documentário Put Up Your Dux (2010) que Frank Dux (sim, ele mesmo), coreógrafo na época, não havia criado lutas da maneira que havia imaginado.
  • A música do filme, “Zum Zum Zum”, ganhou uma fama mundial quando foi usada como um jingle publicitário para a Mazda desde o início dos anos 2000.
  • Embora Mark Dacascos seja um talentoso artista marcial, ele não sabia nada Capoeira. Pouco antes do teste para o filme, ele foi treinado pelo famoso capoeirista Mestre Amen Santo, que produziu algumas coreografias do filme e fez uma participação.
  • “Esporte Sangrento” (1993) estreou em 27 de agosto de 1993.
  • “Esporte Sangrento” (1993) teve uma avaliação de 0% dada por críticos de cinema no Rotten Tomatoes.
  • O orçamento de “Esporte Sangrento” (1993) foi de 6 milhões de dólares. O filme arrecadou em bilheterias ao redor do cerca de 3,3 milhões de dólares.
  • “Esporte Sangrento” (1993) está disponível no YoTube. Assista abaixo.