in

Resenha – Old Boy | Jogo de Perseguição

E se, do nada, você acordasse em um quarto com apenas uma porta, uma cama e uma televisão e tivesse que ficar lá sem saber quando sairia?

Resenha - Old Boy | Jogo de Perseguição

Old Boy foi escrito por Garon Tsuchiya e ilustrado por Nobuaki Minegishi. O mangá foi lançado em 1996 no Japão e sua história começa exatamente da forma com que sustentei no início dessa resenha. Nós somos apresentados a um homem que permaneceu 10 anos em um quarto e está prestes a ser, finalmente, libertado. Mais pra frente é possível compreender melhor que aquele quarto em que o protagonista esteve durante a última década não é uma prisão ou um cárcere privado, mas sim um “sistema” usado por pessoas que querem desaparecer por algum tempo.

Mas, aquele hóspede que ficou durante 10 anos enclausurado é na verdade uma exceção. Shinichi Goto foi sequestrado quando tinha 25 anos e mantido preso durante uma década. Ao ser libertado, Goto não faz ideia de quem pode ter feito isso com ele e tampouco o motivo para isso. Determinado a encontrar o responsável pelo seu sequestro, Goto conhece uma garçonete chamada Eri e com a ajuda dela descobre que está sendo vigiado através de um microchip.

Resenha - Old Boy | Jogo de Perseguição

A partir daí o mangá se torna um verdadeiro jogo de perseguição. Isso porque Goto descobre o rosto por trás de tudo, mas não se recorda de seu nome. Um novo desafio surge a partir deste ponto. O responsável pelo sequestro propõe um jogo, onde Goto deveria se lembrar do nome de seu inimigo e também o motivo que o levou a fazer isso. A verdade é que o vilão de Goto é alguém que fez parte da vida dele e foi magoado por um evento antigo. As condições para esse desafio são que, caso o protagonista não acerte o nome e o motivo de seu desafiante, este passaria a ter o direito de tomar a sua vida. E na hipótese de Goto acertar o nome e o motivo de seu inimigo, então ele poderia matá-lo.

Resenha - Old Boy | Jogo de Perseguição

A perseguição a qual me referi recai no fato de que, ao mesmo tempo que Goto busca informações e soluções para aquele mistério, ele é constantemente vigiado por capangas e escutas ocultas em todos os lugares. O misterioso homem sem nome passa a conviver com Goto em seu dia a dia, se passando por um amigo e envolvendo vários entes próximos do protagonista. Dessa forma, diversas vezes pessoas que são importantes para o rapaz são postas em risco e ameaçadas de morte, caso as regras não sejam seguidas à risca.

A trama de Old Boy definitivamente prendeu a minha atenção. Esse é o tipo de mangá que mais gosto, aquele que me faz querer terminar o volume atual para já emendar no próximo e saber o que vem a seguir. Outro fator muito interessante é que ao mesmo tempo que alguns mistérios vão ficando mais claros, outros obstáculos surgem e amarram a sua atenção mais uma vez.

Resenha - Old Boy | Jogo de Perseguição

Porém, preciso ser franca e confessar que me decepcionei com o motivo, quando finalmente o descobri. Imaginei realmente algo bem terrível e no fim – a meu ver – não passou de uma frescura do vilão. Por se tratar de um adversário tão inteligente, esperei por um motivo mais sustentável pra tamanha raiva e, principalmente, para manter alguém preso durante 10 anos. Contudo, em seu epílogo, o mangá deixou em aberto um assunto abordado na história, mas que por ter sido deixado livre para interpretação me fez sentir aquele gostinho de quero mais que é válido em algumas situações.

O mangá possui conteúdo adulto, por isso não o indico para menores de 18 anos. Mas àqueles que ficaram curiosos com a trama, a Editora Nova Sampa tem a coleção completa, com os 8 Volumes de Old Boy, traduzidos e encadernados com boa qualidade. Se interessou? Quer comprar? Vou facilitar pra você:

  • Compre o Box com os Volumes 1 ao 4 aqui.
  • Compre o Box com os Volumes 5 ao 8 aqui.

Gostou? Tem mais!

Clique e leia: Resenhas de animes e mangás

E aí, curtiu?

Escrito por Barbara

Capixaba, amante de jogos, séries, filmes, animes e de muita....MUITA comida!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Loading…

0

HQ do Dia | Ghost Racers #1

Redação Indica #4 | Juliane (Exuliane)