Os Serviços de Entregas da Kiki (1989) | Simples e mágico
in ,

Os Serviços de Entregas da Kiki (1989) | Simples e mágico

Obter independência aos treze não é fácil… quer dizer, tirando o Japão, talvez em nenhum outro lugar do mundo isso seja algo comum. Se eu tivesse que passar um ano sozinho em uma outra cidade aos 13 anos sem papai e mamãe eu não estaria vivo para contar história. 

Mas não é o caso da pequena Kiki, uma jovem bruxa que chegou no período pela qual tem que tocar a tradição de seguir sua vida longe da família em uma cidade grande para evoluir seus poderes mágicos e voltar pra casa mais madura. 

No começo de “Os Serviços de Entregas da Kiki”, ela voa em direção à cidade grande com seu gato preto (uma das melhores coisas do longa) e melhor amigo Jiji.

Kiki acaba chegando a Koriko. Depois de um começo difícil, por causa de sua insegurança, Kiki faz amigos e encontra um lugar para morar. Mas ela tem somente uma habilidade de bruxa: que é voar em uma vassoura, algo que ela ainda não domina muito bem. Mas como ela precisa se virar, resolve, então, começar um serviço de entregas.

Kiki vivencia reviravoltas e passa por preocupações de adolescentes. Ela é perseguida por Tombo, um garoto que trombou com ela logo quando chegou na cidade que é louco por aviação e que desenvolveu um respeito genuíno sobre a capacidade de voo de Kiki. Ele também passa a ver Kiki como uma garota, e começa a gostar dela. Ela eventualmente se acostuma com ele, mas após um encontro não muito agradável com os amigos dele – alguns dos quais ela conheceu em situações desagradáveis – seus poderes começam a desaparecer, e ela não consegue mais voar ou falar com Jiji. 

Leia mais: Princesa Mononoke | Vídeo em 8bits faz resumo do filme

Os Serviços de Entregas da Kiki (1989) | Simples e mágico

No entanto, uma de suas amigas, uma jovem pintora chamada Ursula, a convida para ficar em sua cabana na floresta, onde ela analisa o estado atual de Kiki e fala que é como um “bloqueio artístico.” Já que muitas coisas não aconteceram como esperado, Kiki está passando por um momento ruim, que resultou na perda de seus poderes; porém se ela encontrar um novo propósito, será capaz de recuperar o que perdeu

No universo de Kiki e sua relação com a cidade grande, Miyazaki vai conduzindo o espectador de um jeito simples e mágico, sem que ele se perca na história ou não possa tirar os olhos da tela. “Os Serviços de Entregas da Kiki” não é tão complexo quanto “Nausicaa do Vale do Vento” (1984), ele permeia entre a doçura de ser criança e os agitos de uma vida que está prestes a começar. Ou seja, um filme leve, fofo e que é ótimo para você assistir naqueles dias em que deseja descansar a mente. 

Leia mais: Eu Posso Ouvir o Oceano (1993) | Uma história de amor e lealdade 

Os Serviços de Entregas da Kiki (1989) | Simples e mágico

Além da trama, Hayao Miyazaki contempla o espectador com belos planos e tomadas lindas. Da mesma forma que Kiki fica impressionada com a beleza quando vê o mar, o diretor quer te impressionar com sua arte delicada e cheia de vida. Enquanto ele traz esse vislumbre, mostra ao espectador que pessoas diferentes podem conviver normalmente em sociedade sem preconceitos e  julgamentos. 

Kiki é uma bruxa, sabe voar em uma vassoura, mas não é por isso que as pessoas de Koriko vão tratá-la como se fosse uma aberração. A doce menina cativa, encanta os mais velhos e muda a vida das pessoas com pequenos gestos. E mesmo quando ela se vê em dificuldade, o universo devolve um pouco do que ela transbordou a sua volta. 

 “Os Serviços de Entregas da Kiki” tem uma premissa simples, mas não deixa de ser mágico e de encantar o espectador. Com dedicação e aprendizado, é possível evoluir e chegar onde desejamos. É esta a mensagem que Miyazaki passa com o longa.

Leia mais: HQ do Dia | HQ de Briga – Volume 1

Os Serviços de Entregas da Kiki (1989) | Simples e mágico

“Os Serviços de Entregas da Kiki” foi o primeiro filme que o estúdio Studio Ghibli lançou sob a parceria com a Disney; A Disney fez a dublagem em inglês do filme em 1997 e ele foi lançado oficialmente nos Estados Unidos em 23 de maio de 1998, no Festival Internacional de Filmes de Seattle

“Os Serviços de Entregas da Kiki” está disponível na Netflix ou pode ser adquirido no formato de DVD ou Bluray em nossa loja parceira, a XD Animes

E aí, curtiu?

Escrito por Bruno Fonseca

Jornalista, apaixonado por quadrinhos, filmes, séries e retrogames. Espero que você alcance o sétimo sentido em todos os âmbitos da vida.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Loading…

0

Tom Clancy’s Ghost Recon Breakpoint | Uma diversão com muitos erros

Troco em Dobro (2020) | Nada mais do que puro entretenimento