Nausicaa do Vale do Vento (1984) | A melhor opção é sempre pela paz
in ,

Nausicaa do Vale do Vento (1984) | A melhor opção é sempre pela paz

Mil anos após os 7 Dias de Fogo, um evento que destruiu a civilização humana e a maior parte do ecossistema da Terra. A humanidade se esforça em sobreviver neste mundo em ruínas, divididos em pequenas populações e impérios. Isolados um dos outros pelo Mar Podre; uma floresta com plantas e insetos gigantes. Tudo nesta floresta é tóxico, incluindo o ar.

Nausicaa é a princesa do pequeno reino do Vale do Vento, que tenta compreender melhor estas florestas nocivas aos humanos, ao mesmo tempo que tenta salvar seu povo da ação belicosa dos reinos vizinhos.

Após te familiarizar acerca do que acontece em Nausicaa do Vale do Vento”, nós podemos partir para outros pontos em que o filme demonstra por qual motivo ainda é tão atual mesmo após mais 30 anos de seu lançamento. Miyazaki escreveu e dirigiu o longa que, por sua vez, foi adaptado de seu mangá de mesmo nome.

Leia mais: Studio Ghibli | 9 lugares reais que inspiraram os cenários dos filmes

Nausicaa do Vale do Vento (1984) | A melhor opção é sempre pela paz

Hayo Miyazaki apresenta em 1984 uma personagem feminina com protagonismo que ninguém fazia na época e que poucos conseguem fazer atualmente. Ela é uma princesa, é respeitada pelo seu povo, é amada pelas criaturas que protegem o Mar Podre e as florestas de seu mundo, os Ohmus, não é musculosa e sexualizada. 

Seus valores em meio ao caos ambiental e a ganância dos grandes são fagulhas de esperança para mudar o ecossistema de dentro para fora. O clima em “Nausicaa do Vale do Vento” só continua da mesma forma, mesmo tanto tempo depois da guerra, por conta das ações do homem. Não é só ganância, há egoísmo, arrogância, tirania e tantos outros sentimentos e atitudes típicas de governantes que nós conhecemos muito bem. 

Nausicaa do Vale do Vento (1984) | A melhor opção é sempre pela paz

Diante de tudo isso, Nausicaa aparece não como uma salvadora, mas como uma pessoa que demonstra de várias formas como é possível mudar. Em seu cantinho, Nausicaa cultiva plantas da floresta tóxica e consegue ficar nele sem o uso de máscara, o que mais uma vez prova que é possível ser diferente. Suas atitudes com as criaturas da floresta também representam valores nobres e que são reconhecidos por eles. Sempre prezando pelo diálogo, a princesa do Vale do Vento consegue convencer que o melhor caminho para resolução de um conflito é sempre o da paz. 

Gigantes, tanques e armas de fogo são elementos que contribuem para propagar ainda mais a destruição de um planeta que já vive em ruínas. A guerra nunca foi sinal de paz, entramos naquela velha máxima dos filmes de super-heróis: vamos destruir o mundo para poder salvar o mundo. O importante é que ao final, o mundo, mesmo desolado, esteja livre das mãos do “inimigo”. 

Em “Nausicaa do Vale do Vento” não é diferente e é essa a crítica mais pesada feita por Miyazaki. As atitudes da princesa em nome da paz, é uma metáfora criada pelo diretor para mostrar que nós somos iguais e que podemos conviver em um mesmo ecossistema.

Leia mais: Túmulo dos Vagalumes (1988) | Saiba por que o filme não está na Netflix

Nausicaa do Vale do Vento (1984) | A melhor opção é sempre pela paz

Nausicaa não é só uma princesa, Nausicaa é a representação talvez até utópica, de líderes ideais para conduzir uma nação. E se nada for feito, o mundo de encontrado por ela no longa é será o mesmo encontrado por nós na realidade. 

“Nausicaa do Vale do Vento”, do Studio Ghibli, está disponível na Netflix. Caso você queira ter sua versão em DVD/Bluray feita com muito carinho, entre em contato com a XD Animes – nossa parceira! 

E aí, curtiu?

Escrito por Bruno Fonseca

Jornalista, apaixonado por quadrinhos, filmes, séries e retrogames. Espero que você alcance o sétimo sentido em todos os âmbitos da vida.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Loading…

0
HITMAN | A bela dinâmica entre estratégia e ação

HITMAN | A bela dinâmica entre estratégia e ação

DC Super Hero Girls | Emancipação e perspectivas femininas

DC Super Hero Girls | Emancipação e perspectivas femininas