Resenha – Terra Formars

Baratas mutantes e muita pancadaria

Já imaginou lidar com baratas superpoderosas? Daquelas com o dobro do seu tamanho, bombadas? Aparentemente do tipo que vive na academia há tanto tempo que adquiriu força suficiente para bater de frente qualquer ser humano? Pois é, meus caros. Essa é a proposta de Terra Formars. Criado pelo Yu Sasuga e ilustrado por Kenichi Tachibana, a série em mangá começou a ser exibida na revista Young Jump em 2011. No Brasil, a nossa querida Editora JBC assumiu a distribuição, enquanto a adaptação em anime ficou por conta Warner Japan, sendo dirigida Hiroyuki Imaishi, diretor também do anime Tengen Toppa Gurren Lagann, considerado hype em 2007. E fique ligado para as novidades relacionadas ao anime no final da resenha.

resenha-terra-formars-baratas-mutantes-e-muita-pancadaria

Olha o tamanho dessas baratas! o_o

Terra Formars é considerado um potente seinen. O anime, curiosamente, não tem um protagonista definido devido ao plot em si, o que é muito interessante logo de cara. Conta a história onde cientistas do século 21 começaram pesquisas para tornar Marte um planeta habitável aos humanos, o que se vê nos nossos dias atuais também. Para tal – e como forma de experimento -, foram enviadas baratas como parte da pesquisa de produção de energia em ambientes não propícios à vida, como é o solo do planeta em questão. E o tempo passa, até chegar ao ano de 2577, no qual a primeira nave tripulada chega em Marte e se depara com uma realidade avassaladora: as mesmas baratinhas pequenas e ingênuas haviam se transformado em baratas humanoides, com 2~3 metros de altura! Tais mutantes agora detinham o poder necessário para ameaçar a vida na Terra, visto que sua evolução é uma constante.

resenha-terra-formars-baratas-mutantes-e-muita-pancadaria

Toda essa parte da história é retratada em um dos OVA’s lançados, no qual uma primeira equipe segue ao planeta para verificar a situação e se depara com essa realidade insana, pagando caro por isso. O ponto de partida do anime é exatamente no envio da segunda expedição tripulada ao planeta, que visa o mesmo objetivo da primeira: verificar a situação de Marte e entender a mensagem deixada por aqueles que lá pereceram em sua primeira tentativa. Nesse ponto, um recrutamento é feito, onde humanos selecionados de forma muito pautada acontecia, nos quais detinham de habilidades únicas capazes de confrontar essa ameaça.

resenha-terra-formars-baratas-mutantes-e-muita-pancadaria

E é esse ponto o mais interessante de tudo em Terra Formars. Uma vez que não era qualquer humano capaz de passar por uma experiência de inserção de células mutantes de animais/insetos, aqueles que sobreviviam ao experimento eram automaticamente selecionados como parte da segunda expedição, que detinha o nome de Annex 1. Dessa forma, humanos dos mais diversos tipos surgiam, capazes de realizar diferentes tipos de uso de habilidades, desde uma abelha a um urso, por exemplo. O anime todo se passa em Marte, em um confronto direto contra as baratas mutantes e bombadas, enquanto ao mesmo tempo os personagens correm contra o tempo para sobreviver e descobrir o segredo por trás do crescimento repentino dos insetos. E sendo um seinen, é de esperar uma história pesada, com muita morte, sangue, baratas e, claro, muita luta, mas muita MESMO!

Como amante do estilo, gostei e indico a série animada. Os traços são muito bonitos e retratam bem a expressão dos personagens, explorando cada ponto e característica do inseto no qual detém o poder único de cada um deles. Também há divisões de esquadrão, cada qual com seu capitão, que possui um poder, digamos, mais avançado e, por tal, fica no topo, representando países diferentes e possuindo um número seleto de astronautas. Então poderá se deparar com alemães, japoneses, asiáticos e por aí vai, várias etnias diferentes trabalhando por uma causa em comum: a salvação do planeta Terra e entender isso fica a cargo de cada um, afinal, a história se passa em Marte. Por que será que a Terra estaria em perigo diante de algo que nem ali acontece? É o que mais intriga, principalmente ao se deparar com baratas gigantes. O único ponto ruim em questão é a série que, em sua primeira temporada, durou apenas 13 episódios. Por fim, foi anunciado que agorinha em abril a segunda temporada será lançada, como também o live-action. Ambos você poderá conferir no link abaixo.

E tenha em mente: matar uma barata com chinelo/inseticida nunca foi tão, mas tão difícil quanto em Terra Formars, acredite! hahaha

________________________________________________________________________________

Confira mais detalhes de Terra Formars: Terra Formars | Nova temporada e Live-action


VEJA TAMBÉM:

COMENTE:

© 2019 Proibido Ler. Todos os direitos reservados.