Resenha – Danshi Koukousei no Nichijou

O dia a dia cômico de garotos do colegial

Tá afim de assistir um anime sem ter que se preocupar com o enredo e ainda assim conseguir dar umas boas risadas? Então Danshi Koukousei no Nichijou é o indicado.

Lançado em 09 de Janeiro de 2012, Danshi Koukousei no Nichijou (男子高校生の日常) ou Daily Lives of High School Boys (Cotidiano dos garotos do Ensino Médio), como também é conhecido, é mais um daqueles animes que mostram o dia a dia de três amigos, estudantes do ensino médio. Todakuni, Hidenori e Yoshitake se conhecem desde pequenos e sempre que se juntam acaba rolando algo inesperado.

Resenha - Danshi Koukousei no Nichijou | O dia a dia cômico de garotos do colegial

Por incrível que pareça, apesar de assumir um roteiro essencialmente fraco e batido, o anime passa longe de ser maçante ou repetitivo. Na verdade, creio que o sucesso deste se dá exatamente com a forma com o qual foi manuseado pelo seu criador, Yasunobu Yamauchi.

O anime, em si, pouco se esforça em mostrar uma linha cronológica, visto que se limita a dar dicas da época do ano em que os episódios se passam (natal, férias de verão, etc.). É possível perceber logo de cara que o foco está exclusivamente no humor proveniente do dia a dia vivenciado pelos três protagonistas. As piadas são típicas de animes, então aqueles que já tem costume de acompanhar as animações japonesas irão se deparar com muitos estilos de humor que já devem ter visto em outras obras. Porém, creio que é nesse humor sutil e até de certa forma “bobo” que as risadas acabam saindo involuntariamente. É o clássico: “Tão sem graça que chega a ser engraçado”.

Resenha - Danshi Koukousei no Nichijou | O dia a dia cômico de garotos do colegial

O anime tira sarro de enredos de animes sérios, como por exemplo o fato de muitos personagens de animes serem excessivamente profundos. Ao mesmo tempo, mostra de uma maneira muito bem humorada os dilemas que os adolescentes vivenciam, como tentar arranjar uma namorada.

O diferencial dessa animação é o fato de ela ser toda composta por pequenas cenas. Um episódio contém quatro, cinco ou mais momentos que começam e terminam sem necessariamente estarem conectados entre si. Daí vem a despreocupação com o enredo que antes mencionei. O lado positivo disso é, poder assistir a um episódio, passar alguns bons dias (ou semanas) sem assistir novamente e quando retomar os episódios não ter a preocupação de tentar lembrar o que aconteceu para conseguir continuar assistindo de onde parou.

Resenha - Danshi Koukousei no Nichijou | O dia a dia cômico de garotos do colegial

A abertura passa despercebida. Música esquecível e animação pouco envolvente que, pra mim, não expõe a real proposta do anime. Por outro lado, o encerramento é super divertido, a música tem um tom mais cômico e a animação demonstra com perfeição o humor proposto. Antes fosse o encerramento no lugar da abertura.

Danshi Koukousei no Nichijou é um anime com foco quase que exclusivamente masculino. Porém, o legal é que a partir do episódio dois, após o encerramento, foram feitos curtas (quase que easter eggs) chamados High School Girls are Funky (Garotas do ensino médio são descoladas), que mostram também de forma cômica o dia a dia das meninas do colegial.

Resenha - Danshi Koukousei no Nichijou | O dia a dia cômico de garotos do colegial

Há de se observar também um traço de animação um pouco estranho, que é o fato de muitas vezes (não todas) personagens femininas não possuírem olhos (literalmente). A princípio é estranho, confuso e talvez um pouco machista. Particularmente não havia entendido o motivo disso, mas ao assistir os curtas “escondidos” no final dos episódios, em que as meninas viram as personagens principais, pude reparar que em alguns momentos os meninos também apareciam sem os olhos. Foi então que pude concluir que talvez, na verdade, isso seja um meio de separar personagens principais de secundários. Isso porque, a partir do momento em que um personagem aparentemente secundário e de pouca interação passa a interagir diretamente com um personagem principal, ele passa a ter os olhos desenhados (importante observar que nem sempre isso acontece).

Resenha - Danshi Koukousei no Nichijou | O dia a dia cômico de garotos do colegial

Danshi Koukousei no Nichijou não é um anime excepcional, mas rende boas risadas e algum divertimento. Sem contar que por ser bem curto, com apenas 12 episódios, não requer muito tempo para ser assistido.

Confira um vídeo promocional:

Gostou? Tem mais!

Clique e leia: Resenhas de animes e mangás


VEJA TAMBÉM:

COMENTE:

© 2019 Proibido Ler. Todos os direitos reservados.