Dragon Ball Z

A teoria da verdadeira forma Super Sayajin

Em Dragon Ball Z, a verdadeira forma Super Sayajin é uma forma especial que pouco Sayajins conseguem alcançar, chegando a se tornar uma lenda: A lenda do Super Sayajin.

Na saga Freeza, Goku se enfurece, ganha cabelos louros, além de uma aura amarela e uma força extrema, ou seja, ele alcançou o nível Super Sayajin, certo?

Será mesmo? Adonis Gonzales, do site Movie Pilot, criou uma teoria que contesta essa ideia, dizendo que Goku só conseguiu se tornar um Super Sayajin bem mais para frente.

Dragon Ball Z  A verdadeira forma Super Sayajin

De acordo com a lenda, o Super Sayajin apareceu entre mil e três mil anos antes de Dragon Ball Z. De acordo apenas com o anime (mas confirmado como cânone) sua aparência é muito parecida com a forma Oozaru, ou melhor, o Super Sayajin é na verdade o Oozaru dourado.

E onde temos um Oozaru dourado?

Dragon Ball Z  A verdadeira forma Super Sayajin

Apesar de ter sido descartado como cânone, não podemos nos esquecer que Dragon Ball GT partiu do ponto original. Isto é, ele não deixa em momento algum de ser baseado na franquia.

Na luta contra Baby, Goku fica descontrolado e se transforma no Oozaru dourado, que seria a forma final Super Sayajin. Ou seja, as formas anteriores seriam algo como etapas para a verdadeira forma. Parafraseando a lenda da qual Dragon Ball foi baseada, a verdadeira forma de um Sayajin é a Oozaru, já que o personagem foi baseado no Rei Macaco.

A primeira vez em que vemos o Oozaru Super Sayajin é durante um monólogo de Vegetta sobre o lendário guerreiro, e por qual motivo seríamos apresentados a sua última forma e não a sua primeira? Essa então não seria a verdadeira forma, “descartando” as outras?

De acordo com a lenda, os Super Sayajins amam o ódio e a destruição. Quando Goku se transforma na saga Freeza, é porque o Kulilin foi morto por Freeza e isso, é claro, o enfureceu. Mas ele ainda tinha consciência, a ponto de ser misericordioso com Freeza. Se esta fosse a verdadeira forma Super Sayajin, ele deveria estar totalmente sem controle, mas isso não acontece.

Dragon Ball Z  A verdadeira forma Super Sayajin

Quando Goku se transforma no Super Oozaru, se torna tão incontrolável que chega a tentar matar a própria neta!

Ele é só ódio e destruição, assim como a lenda conta! Mas não é só isso: de acordo com a teoria, apenas Goku e sua família conseguiria chegar nesse estado!

Dragon Ball Z  A verdadeira forma Super Sayajin

Bardock, pai de Goku, era diferente de seus companheiros Sayajins. Apesar de também apreciar a destruição, era mais inteligente e menos primitivo. Em um massacre no planeta Meat, Bardock acabou recebendo poderes psíquicos de um dos habitantes do planeta. Ele agora poderia ver o futuro e viu o que aconteceria com a sua raça.

Ele tentou avisar os outros, que não lhe deram ouvidos. Logo, ele mesmo tenta bater de frente com Freeza, mas o mesmo o ataca com uma Supernova, desintegrando-o.

Dragon Ball Z  A verdadeira forma Super Sayajin

Bardock tem a visão de Goku derrotando Freeza, o que lhe dá alivio e orgulho, ele morre com um sorriso no rosto.

Só que não. Em um One-Shot recente (e em um episódio especial) é revelado que Bardock não morreu, mas na verdade viajou para o passado. Quando Freeza o atingiu com a Supernova, Bardock tinha uma esfera de poder azul em sua mão e o choque entre as duas energias causou uma reação em cadeia, o enviando para o que um dia seria o planeta Vegetta, isto é, o planeta Plant.

Ele se torna amigo de um jovem Alien chamado Berry, que lhe traz comida todos os dias. Um dia Chilled, ancestral de Freeza, chega ao planeta e ataca os moradores. Ele ataca Berry, o que faz com que Bardock se enfureça e se transforme em “Super Sayajin” (o que, nessa teoria, chamaremos de Beta).

Dragon Ball Z  A verdadeira forma Super Sayajin

E afinal de contas, de quem seria a culpa pela criação do verdadeiro Super Sayajin? A resposta, meu amigos, é o próprio Freeza.

Dragon Ball Z  A verdadeira forma Super Sayajin

Freeza, apesar de forte, é um vilão meio azarado e “burro”: foi capaz de destruir uma raça inteira por medo, mas deixou Goku, a criança destinada a derrotá-lo, vivo! E não só isso, podemos dizer que sua morte pelas mãos do Trunks do futuro também foi sua culpa, afinal de contas, ele deixou o seu pai, príncipe dos Sayajins, também vivo! Ele até o recrutou como membro do seu exército, o príncipe da raça que ele assassinou!

Dragon Ball Z  A verdadeira forma Super Sayajin

Bem, temos aquela famosa frase, “mantenha seus amigos por perto e seus inimigos mais ainda”, mas parece que o tiro saiu pela culatra, não é mesmo?

Mas vamos ao ponto que o torna responsável, o Beta. Gonzales acredita que a colisão entre poderes que fez com que Bardock voltasse no tempo também alterou o seu DNA, deixando-o 10x mais forte do que antes e o ajudando a alcançar um nível extremo de poder. Não concordo muito com essa parte, pois se você pensar que os Sayajins ficam mais fortes a cada “surra” e que com certeza essa colisão de poderes foi quase mortal, bem, daí teremos algo mais concreto.

Voltando a teoria da colisão de poderes e mudança genética, como Goku, Vegetta e todos os outros Sayajins se tornaram capazes de alcançar a forma Beta? Gonzales explica, mas veremos mais tarde (como eu disse, não concordo com essa parte, então irei complementar com o que acredito).

Seguindo em frente, o que aconteceu com Bardock após ele ter derrotado Chilled e conseguido seus novos poderes ?

Bem, provavelmente ele se tornou um herói para os habitantes do planeta Plant, certo? Ele poderia até mesmo ter ganhado a mais alta posição no poder, poderia ter se tornado… Rei? Ou quem sabe mais, afinal de contas ele literalmente salvou o planeta, ele guardou o mesmo da destruição! Ele pode ter se tornado… O Guardião!

Dragon Ball Z  A verdadeira forma Super Sayajin

Isso mesmo, Gonzales acredita que ele tenha se tornado o Guardião do planeta Plant, o que significa que ele seria o Guardião do planeta Vegetta!

Em Dragon Ball Z, o Senhor Kaioh conta a Goku sobre a destruição do planeta Vegetta. Seu Guardião, após perceber o quão cruéis os Sayajins eram, destruiu o planeta inteiro com uma chuva de meteoros gigantesca! Gonzales ainda completa: Bardock, como o Guardião, teria também se tornado o lendário Super Sayajin Deus.

Agora, voltando no tempo com Bardock, ele sabia sobre viagem no tempo e tinha a forma Beta, ou seja, tinha todo o poder para destruir Freeza, mas o problema era que ele não sabia quando. Quanto tempo ele poderia ter voltado? Poderiam ser séculos, então ele precisava continuar vivo se quisesse fazer alguma coisa. Com o seu imenso poder e conhecimento (Vegetta o chamou uma vez de “cientista excepcional”) ele passou a buscar a imortalidade! E onde mais ele poderia conseguir isso? Exato, nas esferas do dragão.

Dragon Ball Z  A verdadeira forma Super Sayajin

Ao encontrar todas as esferas, ele desejou viver para sempre, mas o dragão não poderia realizar tal desejo, então ele deseja que só possa morrer se for assassinado, o que o torna virtualmente imortal.

Em todo esse tempo, Bardock vai se tornando cada vez mais forte, até alcançar o estado divino. Vamos voltar à lenda do Super Sayajin Deus.

O Super Sayajin Deus original é descrito como coberto por uma aura vermelha, possuindo uma capa e sendo de coração puro. Ele planejou destruir todos os Sayajins e salvar o universo de sua tirania.

Sua forma, seu amor por capas e seu desejo de parar os Sayajins combina exatamente com a descrição do Guardião.

Mas não foi Freeza quem destruiu o planeta Vegetta? Bem…

Especula-se que o Guardião trabalhou por baixo dos panos, e até manipulou Freeza a temer a raça Sayajin.

Mas como assim? Bardock não queria salvar os Sayajins?

Como sabemos, para se alcançar o status de Super Sayajin Deus, é preciso ser puro de coração, e apesar da raça em si não ser, Bardock era, então ele deve ter compreendido o quão cruéis eram os Sayajins. Mesmo assim, sendo alguém da paz, Bardock provavelmente tenta convencê-los a mudar, o que é claro, é impossível. Ele poderia impedir Freeza, mas decidiu se manter neutro e deixar o tempo fluir, pois sabia que a raça Sayajin precisava ser destruída .

Mas nada aconteceu, Freeza não temia os Sayajins, ele não tinha razões para isso afinal de contas eles eram seus fiéis macaquinhos e ele não tinha motivos para temer uma lenda. Bardock teria que empurrá-lo, fazendo-o temer. Assim, indiretamente, Freeza seria aqui uma espécie de “anti-herói” ao destruir o planeta Vegetta.

Bardock precisava mostrar a Freeza o verdadeiro poder dos Sayajins. Ele tentou convencê-lo com palavras, mas novamente, palavras não foram o suficiente, então ele teve que agir mais uma vez! Foi então que ele atacou o planeta com a chuva de meteoros. Mas os meteoros não foram o suficiente, Bardock precisava alcançar uma nova forma de poder, e esta forma seria… A forma verdadeira do Super Sayajin.

O que quer dizer que, durante a chuva de meteoros, quem teria destruído o planeta realmente teria sido Bardock, o que causou também a sua própria morte. E Freeza viu tudo, tomando os créditos para si, mas guardando esse pavor consigo.

Dragon Ball Z  A verdadeira forma Super Sayajin

Fanfarrão

Essa parte também acho furada, afinal de contas, se ele só se transformou aí e os sayajins não viram, como a lenda nasceu? A menos que Bardock tenha se tornado o Super Oozaru anteriormente.

Agora, voltando ao assunto: como os outros Sayajins conseguiriam se tornar Beta? De acordo com o autor, nos momentos finais de Bardock, ele transferiu energia para seus companheiros.

Mas de acordo comigo, tudo se trata de ira, veja que, quanto mais puro é o coração de alguém, mais irado esse alguém pode ficar.

“Lembre-se de que há três coisas que todo sábio teme: O mar na tormenta, uma noite sem luar e a ira de um homem gentil”. – O Temor Do Sábio.

Diferentemente de quem tem o desejo pelo caos inerente. Podemos comparar até mesmo com o personagem Hulk, o que teria muito sentido, afinal, ele só se torna o monstro quando se deixa levar pela raiva e por isso tenta sempre manter uma personalidade calma, mas quando ele se transforma nada pode detê-lo.

“Meu coração é puro… Pura maldade”. – Vegetta

Isso quer dizer que, se Bardock tinha uma personalidade diferente e Goku também, então temos um fator que torna essa transformação mais facilitada, mas ainda temos que nos lembrar que Goku não nasceu bom, o que aconteceu foi que após bater a cabeça, sua personalidade natural tenha se alterado, e é claro, o amor que ele recebeu na Terra também ajudou com essa pureza.

Voltando à ideia de Gonzales em que só Bardock e sua família teriam o poder genético para se tornar o verdadeiro Super Sayajin, temos mais uma coisa a cobrir: Baby.

Dragon Ball Z  A verdadeira forma Super Sayajin

Sim, Baby, um dos vilões de Dragon Ball GT, um membro da raça Tuffles, que vivia no mesmo planeta que os Sayajins. Enquanto os Sayajins seriam a força, eles seriam a inteligência, então um desprezava o outro. Logo, uma guerra estourou.

Mesmo com as suas armas avançadas, era impossível para os Tuffles vencerem os Sayajins. Então o rei dos Tuffles fundiu seu DNA com um experimento que estava em desenvolvimento, ou seja, Baby, e mandou para o espaço, para que um dia ele pudesse ser a sua vingança, destruindo todos os Sayajins.

Se o experimento já estava sendo desenvolvido quando o rei dos Tuffles infundiu seu DNA, de quem era o outro material genético?

Dragon Ball Z  A verdadeira forma Super Sayajin

Você disse: Destruir os Sayajins?

Exato! De acordo com a teoria, quando Bardock percebeu que teria que mover as peças do tabuleiro, ele se aliou a esse povo pacífico e lhes deu uma amostra do seu DNA. E é por isso que quando ele possui Vegetta, este consegue se transformar na verdadeira forma Super Sayajin.

Dragon Ball Z  A verdadeira forma Super Sayajin

Bem, mesmo com alguns furos, não deixa de ser uma teoria interessante, e podemos sim aproveitar algumas ideias dela, afinal de contas quando se tem várias versões de algo, o que se espera é o algo final, certo? E você, o que acha?


Veja também: Conheça a teoria de que Totoro seria na verdade o deus da morte


VEJA TAMBÉM:

COMENTE:

© 2019 Proibido Ler. Todos os direitos reservados.