in

Wayward Pines | Review 1×01 – “When Paradise Is Home”

A nova série da FOX, escrita por Chad Hodg e dirigida/produzida por M. Night Shyamalan teve seu piloto disponibilizado para aumentar o buzz e levantar o interesse do público.

Wayward Pines é, primeiramente, um livro escrito por Blake Crouch, e conta a história de um agente do serviço secreto que acorda nessa cidade que dá título ao livro. Sem saber como chegou ali e sem conseguir sair, ele acaba sendo obrigado a interagir com os estranhos habitantes da cidade. Eu nunca li o livro, então uma comparação é impossível de ser feita, porém por essa sinopse, já é possível notar algumas diferenças.

Na trama da série, o agente Ethan Burke (Matt Dillon) sofre um acidente enquanto está em uma missão secreta, e quando acorda, encontra-se no meio da floresta sem saber onde está. Ele caminha até a cidade de Wayward Pines, Idaho, onde procura por um telefone. É aqui que a história realmente começa.  Burke acabou de sofrer um acidente sério e, por conta disso, acaba desmaiando. O agente vai parar no hospital local e, ao acordar, conhece a enfermeira Pam (Melissa Leo). Ele opta por sair do hospital para procurar suas coisas e um telefone. É aqui que ele começa a interagir com os moradores da, aparentemente, normal cidade.

Wayward Pines | Uma trama cheia de mistérios que instiga o espectador

Sinto vontade de continuar a contar o que acontece, pensando que assim iria despertar o desejo de mais pessoas a assistir a série. Mas já que não temos respostas aqui, apenas questões após questões, irei me conter. Apesar de não se enquadrar realmente em spoiler, é extremamente prazeroso ver boas atuações, personagens interessantes e situações curiosas. Vocês terão que acreditar em tudo que eu falar.

O piloto, basicamente, serve para apresentar a trama e os personagens chave. Conhecemos os telefones que tocam nunca, os barulhos de grilos e um cadáver esquecido em uma casa abandonada.

Como eu disse lá em cima, a direção ficou por conta de Shyamalan, que é conhecido por seus mistérios e plot twists. Todos se lembram do momento chocante no fim de O Sexto Sentido, certo? Ele teve alguns filmes ruins pelo caminho, mas acho que, em suma, podemos dizer que Shyamalan sabe nos deixar curiosos e nos surpreender: seja para o bem ou para o mal. Você assiste algo desse criador esperando as reviravoltas. Ele pode não ser o roteirista, mas sendo o produtor executivo, sabemos que vai ter dedo dele.

Não há muito o que contar sem revelar detalhes, mas eu gostaria de levantar algumas questões. Onde estaria Burke? Seria realmente apenas uma cidade estranha? Estaria ele em um coma? Talvez no purgatório? Um sonho? Teremos que esperar para saber. O episódio se passa dividido entre Burke na cidade e sua esposa, filho e agência preocupados com seu desaparecimento. Podemos usar isso como indício de que não se trata de um sonho? E quanto aos personagens? Como eu disse, os habitantes da cidade são estranhos e parece haver algum tipo de observação acontecendo ali. Burke tenta sair da cidade inúmeras vezes, mas sempre acaba voltando. Haveriam outros como ele, forçados a estar ali? Seria tudo uma alucinação de uma mente quebrada?

Wayward Pines | Uma trama cheia de mistérios que instiga o espectador

É impossível assistir ao piloto sem pensar em Além da Imaginação e O Prisioneiro, o último parecendo ser muito mais pesado na história já que temos um homem preso a uma cidade sem conseguir sair daquela loucura. Claro que a cidade e seus habitantes remetem imediatamente a Twin Peaks, a consagrada e maravilhosa série de David Lynch (que pode não voltar mais para a TV), sendo que o próprio autor do livro disse que se inspirou muito na série para a bizarrice toda. E bizarrice não parece que vai faltar em Wayward Pines.

A fotografia do seriado também é maravilhosa e enche os olhos. Alguns enquadramentos interessantes também são usados e a equipe técnica parece estar caprichando. Já no elenco contamos com Matt Dillon como o protagonista, acompanhado de Melissa Leo, Carla Gugino, Toby Jones, Shannyn Sossamon, Terrence Howard, Charlie Tahan, Reed Diamond, Juliette Lewis, Tim Griffin, Hope Davis e outros. Os que já apareceram na série se saíram muito bem.

Em suma, estamos falando aqui de um roteiro bem elaborado e bem dirigido, com um elenco sensacional. Para um piloto, os mistérios foram levantados na medida certa e tivemos uma ou outra pequena resposta que no fundo acabou se tornando mais um questionamento, com um final de episódio que te coloca para pensar e criar tramas e conspirações infinitas. Faz sentir saudades de Lost. Temos algumas cenas mais fracas e talvez os mistérios não sejam solucionados de maneira correta, mas estou otimista.

Wayward Pines | Uma trama cheia de mistérios que instiga o espectador

A série terá apenas 10 capítulos fechados e esse modelo parece estar funcionando muito bem na TV, deixando as histórias sem encheção de linguiça e garantindo assim mais qualidade no desenvolvimento da história e dos personagens.

A série estreia na FOX americana no dia 14 de Maio e a Fox brasileira deve começar sua exibição ainda no primeiro trimestre de 2015.


Gostou? Tem mais:

Escrito por Charlie Grandchamp

Devoradora de cultura pop que não se importa em levar spoiler. Sonha em ser o cara da locadora. Carteira assinada na comunidade LGBTQ+. Realmente acredita que é a Garota Esquilo.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Operação Big Hero | Stan Lee pode ter revelado que o filme terá sequencia

Operação Big Hero | Stan Lee pode ter revelado que o filme terá sequencia

Ataque dos Titãs – Shingeki no Kyojin | Pôsteres trazem dicas de segurança em caso de desastres naturais