in

Steven Universe e o Conceito de Família

Família, segundo o dicionário Aurélio, é o conjunto de todos os parentes de uma pessoa, e principalmente, os que moram com ela.

Parentesco é a relação que une duas ou mais pessoas por vínculos sanguíneos ou sociais.  

Steven Universe é uma série animada produzida pela Cartoon Network criada por Rebecca Sugar, que muitos devem conhecer por Adventure Time. O protagonista, Steven, vive em Crystal Beach com três alienígenas, as chamadas Crystal Gems, sendo elas Garnet, Amethyst e Pearl. Steven é o filho da falecida gem Rose Quartz, e um humano, Greg Universe. Steven e as Crystal Gems protegem a Terra de ameaças extradimensionais e sempre salvam o dia.

Steven Universe e o Conceito de Família

Parece muito interessante ver guerreiras alienígenas lutando para proteger o planeta, certo? E é. Mas o foco da animação na verdade fica com as personagens; como cada uma interage com o mundo ao redor e principalmente umas com as outras. Aqui entra então o argumento: as Crystal Gems são as protetoras da Terra e de Steven, mas nós as vemos como uma família. Porém, segundo a definição do dicionário, elas não poderiam ser uma família, já que não possuem ligação sanguínea e nem mesmo social, como um casamento ou uma adoção. Isso faz com que esse grupo de seres sejam menos família?

Steven Universe e o Conceito de Família

Pérola faz o papel da “mãezona”, sempre protetora e cautelosa, e possui sentimentos amorosos pela falecida mãe de Steven. Ametista tem atitudes parecidas com as de uma irmã mais velha, se metendo em confusões e se divertindo com Steven. E Garnet parece ser uma mistura de ambas, além de mostrar que uma pessoa com transtorno dissociativo de identidade pode muito bem amar e cuidar de alguém. O pai de Steven não mora com ele, mas isso não faz com que essa estrutura seja menos familiar. Ele se preocupa com Steven e ambos possuem um bom relacionamento. As três figuras maternas ensinam e educam o protagonista sobre as mais diversas questões da vida. Elas possuem expectativas, se preocupam, o protegem e encorajam. Steven, por sua vez, mostra a elas um novo ponto de vista – e para mim, esta é uma boa representação de como uma família deve ser.

Steven Universe e o Conceito de Família

No episódio nº 32 da primeira temporada, intitulado “Fusion Cuisine”, surge o questionamento sobre a relação que eles têm realmente ser ou não familiar. Connie, amiga de Steven, está enfrentando problemas com seus pais para manter sua amizade com o garoto. Ele precisa, então, provar que tem uma família tradicional. No fim do episódio, depois de demonstrar certo preconceito, os pais de Connie aprendem que mesmo não sendo tradicional, a família de Steven é completamente funcional. Eles percebem que as três mulheres e Greg podem muito bem cuidar, educar e amar Steven.

Cena do episódio “Fusion Cuisine”

A concepção ocidental de família depende de hierarquias, documentos, política, legislação, etc. Isso pode mudar dependendo de sua localização geográfica ou de sua cultura – diversos povos ao redor do mundo possuem construções hierárquicas completamente diferentes das que possuímos aqui no Brasil, por exemplo. Já que estamos falando do Brasil, podemos citar o absurdo projeto de lei para o Estatuto da Família que define apenas como família “o núcleo social formado a partir da união entre um homem e uma mulher, por meio de casamento ou união estável, ou ainda por comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes. Os governantes e legisladores de um país precisam controlar uma coisa que com a liberdade de construir famílias como quiserem: os clãs, as milícias, as facções etc.

Em determinadas tribos da Polinésia, por exemplo, existem famílias enormes nas quais todos convivem em conjunto. Todas as mulheres da tribo são consideradas mães das crianças e dividem responsabilidades muito parecidas – havendo reconhecimento da progenitora. Os homens são como irmãos mais velhos, todos, mesmo o pai, então têm todos papel igual e de intensa importância no desenvolvimento das próximas gerações. O pai detém determinadas responsabilidades iniciais, mas elas são divididas por todos na tribo – e essa é só mais uma das formas de organização diferentes de família que existem no mundo (nenhuma delas controladas ou ditadas pelo Estado).

Não deve caber ao governo e a legislação a decisão de quem você deve amar, onde você considera ter um lar. Não cabe a eles não reconhecer todas as famílias do nosso país como avós e netos, tios e sobrinhos, casais de TODOS os tipos, filhos adotivos etc.

No coração, muda de grupo para grupo o que é família. Para alguns, seus amigos de escola são família, seus colegas de trabalho, às vezes até mesmo seus clientes; e, comumente na internet, um fandom pode se considerar uma família. Família precisa se importar uns com os outros e não colocar suas vontades acima. Família oferece suporte e ajuda. Família é amar e caminhar juntos.

Steven Universe e o Conceito de Família

Por esses e outros motivos afirmo que Steven Universe veio para nos mostrar o real conceito de família.

E para você? O que é família?

Escrito por Charlie Grandchamp

Devoradora de cultura pop que não se importa em levar spoiler. Sonha em ser o cara da locadora. Carteira assinada na comunidade LGBTQ+. Realmente acredita que é a Garota Esquilo.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

As Tartarugas Ninja 2 | Primeiro trailer da sequência é divulgado

X-Men: Apocalipse | Assista o primeiro trailer do filme