in

Dark Matter | Review do episódio 1×01 – Pilot

Dark Matter é a nova série do canal Syfy e traz muito do que já foi visto no final dos anos noventa e no início dos anos 2000 no gênero de ficção científica na televisão. A história acompanha a tripulação de uma nave que acordam em meio a uma queda de sistema. Todos os membros da tripulação encontram-se sem memória alguma sobre quem são e a razão de estarem ali.

O seriado é baseado nos quadrinhos de mesmo nome, que foram originalmente concebidos para serem uma série, porém acabaram por sair pela Dark Horse em 2012. Todo o roteiro dos quadrinhos foi escrito por Joseph Mallozzi e Paul Mullie, conhecidos pelos fãs do gênero por serem produtores e roteiristas da franquia Stargate.

dark-matter-review-do-episodio-1x01-pilot dark-matter-review-do-episodio-1x01-pilot4

Infelizmente, ainda não tive a chance de colocar as mãos nessa graphic novel, então não poderei fazer uma comparação entre as obras. Fico devendo isso para a resenha completa da temporada. Mas agora, vamos falar um pouco sobre o episódio piloto da série.

Começaremos pelos personagens, eles são o maior destaque até agora. Temos sete personagens principais apresentados no piloto e todos parecem ter uma carga muito bacana. Já que eles não possuem memoria, pouco descobrimos sobre quem são, mas todos parecem ter um passado interessante. Eles demonstram algumas habilidades especificas, como a personagem chamada de Two, que apresenta um forte senso de liderança e conhecimento sobre o comando da nave. Ou o personagem Four, que possuem uma habilidade sensacional com armas brancas. Se isso for bem trabalhado, pode ser algo muito interessante de acompanhar no decorrer dos episódios.

dark-matter-review-do-episodio-1x01-pilot3

Nenhum dos atores se sobressaem, mas também não são péssimos. Temos alguns rostos conhecidos como Zoie Palmer, conhecida pelos fãs de “Lost Girl”, como uma android e Roger R. Cross, que é um dos terroristas da minha amada “Continuum”, como o personagem Six. Como eu disse, não são atuações espetaculares, mas são “ok” e convencem.

Não tivemos muitas cenas com efeitos visuais no piloto, mas o pouco que vimos foi aceitável. Todo mundo que está acostumado com o gênero de ficção cientifica na TV, sabe que é muito difícil ter algo grandioso com o baixo orçamento que as séries costumam ter. Mas um bom fã do gênero sabe que uma boa história vale mais que qualquer efeito especial.

Sobre o enredo em si, me intrigou bastante. Como eu disse lá no começo, parece ser algo que eu já assisti muitas vezes, mas ainda sim me deixou interessada e curiosa para saber o que pode acontecer no futuro da série. O tom lembra bastante a série “Farscape” (1999-2003), principalmente o design da nave. A maior referencia que me vem a cabeça é “Firefly” (2002), provavelmente por conta dos personagens. A dinâmica da tripulação mostrada no piloto lembra muito a dinâmica da Serenity, o que para mim já é um ponto positivo para a historia.

dark-matter-review-do-episodio-1x01-pilot2

Dark Matter não traz algo novo, por vezes o episódio se torna lento e possui vários clichês do gênero, mas não é algo que realmente incomoda. É um piloto feito na média e merece uma chance de brilhar na galeria de ficção cientifica.

Assistam apenas esse trailer da série, já que infelizmente acabaram por divulgar alguns que mostram o plot twist do fim do episódio:


Gostou? Tem mais:

Escrito por Charlie Grandchamp

Devoradora de cultura pop que não se importa em levar spoiler. Sonha em ser o cara da locadora. Carteira assinada na comunidade LGBTQ+. Realmente acredita que é a Garota Esquilo.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Death Note | Teaser do novo Live-Action mostra Kira contra L

HQ | Lançamentos da semana 22-07-2015