in

A Incrível História de Adaline (2015) | Hollywood e sua sede de controlar o tempo

Hollywood parece ter perdido a criatividade de uns tempos para cá. Eles usam e abusam dos clichês nas telas, como se já não bastasse os remakes que nem sempre são bons  (Não, eu não estou falando de Poltergeist, aguarde que a resenha logo sairá do forno).

Falando em forno…

A receita de Hollywood é quase sempre a mesma: se o mocinho não morre, e a mocinha não é resgatada, o tempo para. É aquele famoso “eu já vi isso em algum lugar”, e viu mesmo!

A Incrível História de Adaline é um filme de 2015, mas sua “receita” é antiga. O diretor Lee Toland Krieger deu um tom de fábula à sua história. Adaline é uma jovem americana, nascida em 1908 que, após um acidente de carro, para de envelhecer. Premissa que já foi usada e explorada em clássicos como “O Retrato de Dorian Grey” e no mais recente “O Curioso Caso de Benjamin Button”.

A fascinação pela passagem do tempo e pela imortalidade tem seu charme, mas nem sempre cai bem. A Incrível História de Adaline tem o charme de Button, só que em vez de viver ao contrário, a protagonista para no tempo. Eu sei que já vimos isso em diversos filmes – incluindo “Feitiço do Tempo” – mas esse, em particular, tem seu ar de elegância por abordar a vida da personagem de uma forma mais íntima.

A imortalidade e suas consequências, com leves toques de sarcasmo e ficção, o narrador brinca com uma teoria de que o corpo de Adaline entrou em estado de hipotermia e assim acabou voltando no tempo. Não é um filme realista (é claro), mas é um filme doce, na mesma proporção que conta uma história quase que triste de uma mulher solitária presa num corpo jovem.A Incrível História de Adaline (2015) | Hollywood e sua sede de controlar o tempo

Um drama com “Q” de romance retrata a vida de Adaline Bowman, interpretada pela belíssima Blake Lively. Adaline se mostra extremamente solitária, até encontrar um grande amor. Depois de muitos romances interrompidos devido sua eterna juventude, a história de amor que de fato é o tema principal do filme acontece entre Adaline e o apaixonado Ellis Jones, interpretado por Michiel Huisman (Game of Thrones). Ellis se encanta com Adaline, faz de tudo para que ela continue saindo com ele e não desista de sua paixão pela vida e pelo amor. Porém, ao passar um final de semana com os pais de Ellis (Harrison Ford e Kathy Baker), o seu segredo é ameaçado e pode fazer com que Adaline venha a tomar uma decisão que talvez mude sua vida para sempre.

A Incrível História de Adaline (2015) | Hollywood e sua sede de controlar o tempo

O ponto alto da história é que eles não trataram o fato dela não envelhecer como uma dádiva, e sim como uma maldição. Afinal a moça verá todos que ama envelhecendo e morrendo, o que a obriga a se manter num casulo para não chamar mais atenção do que deveria.

A Incrível História de Adaline (2015) | Hollywood e sua sede de controlar o tempo

Um filme com ar de moda. A produção impecável e extremamente charmosa de Angus Strathie, que já participou de vários filmes incríveis e foi premiado por “Moulin Rouge”, resultou num trabalho incrível, dando vida e veracidade à história. Cadillacs da década de 30, cabelos dos anos 60, vestidos dos anos 50… Nada passou despercebido. Até nos dias atuais o estilo de Adaline continuou impecável, sapato oxford e calças de alfaiataria contemplam sua tela.

Particularmente achei uma ideia boa, mas sua execução nem tanto. Talvez porque eu esteja cansada de “mais do mesmo”, ou porque não espere muito de filmes “fofos demais”. A Incrível História de Adaline é uma boa pedida para quem gosta de um drama/romance e de controlar o tempo. Um erro fatal para quem espera mais do que uma história de amor e de coragem.

A Incrível História de Adaline estreou no dia 21 de maio nos cinemas. O filme com tom de fábula rendeu críticas positivas e negativas. Ame ou deixe-o, o jeito é você assistir e dar seu parecer aqui nos comentários.


Gostou? Tem mais:

Escrito por Juliane Rodrigues (Exuliane)

Serial killer não praticante, produtora audiovisual de formação e redatora por vocação. Falo sério mas tô brincando no twitter @exuliane

manda nudes: [email protected]

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Jiraya, Jaspion e outros tokusatsus devem ser exibidos pela Netflix em breve

Star Wars | Curta exibido nos cinemas antes de “O Império Contra-Ataca” é recuperado