in

The Flash | 75 anos do herói mais rápido dos quadrinhos

O herói velocista mais conhecido das HQs comemora esse mês o seu aniversário de número 75. E não apenas um Flash, mas todos os que já vestiram o uniforme vermelho e amarelo e passaram o legado do velocista escarlate adiante. São eles: Jay Garrick, Barry Allen, Wally West e Bart Allen. Como é de conhecimento, o Flash tem a incrível habilidade de atingir velocidades extraordinárias (alcançando e ultrapassando a velocidade da luz), e com essa habilidade ele é capaz de explorar outras vertentes que se consiste em ter velocidade do pensamento elevada e até mesmo violar certas leis da física.

Cada Flash adquiriu suas habilidades de maneiras diferentes ao assumirem a identidade do velocista escarlate. É notável que cada um dos velocistas, foi membro chave da Sociedade da Justiça ou da Liga da Justiça, principais grupos de super-heróis da DC Comics.

the-flash-75-anos-do-heroi-mais-rapido-dos-quadrinhos

Jay Garrick foi o pioneiro do legado do velocista escarlate. Sua origem se dá a partir de um acidente com um frasco envolvido por um líquido misterioso conhecido como “água pesada”, que por sua vez ativaram seu meta-gene latente lhe dando o superpoder de correr numa velocidade aproximada a do som. Diferente dos outros velocistas a serem relacionados nessa matéria, Garrick adotou um capacete baseado no do deus Mercúrio ao invés de máscara, vibrando o seu rosto para que pudesse ocultar sua verdadeira identidade.

Jay Garrick fez parte da Sociedade da Justiça e se casou com Joan Williams. O primeiro velocista da DC, teve sua existência apagada da mente de todos como consequência de um confronto com seus arqui-inimigos Mago, Pensador e Penumbra. Quando um domo sombrio cobriu Keystone City, todo o mundo passou a acreditar que Jay Garrick era apenas um personagem de histórias em quadrinhos. Anos depois, Jay foi libertado por Barry Allen, até então, o segundo Flash. Jay passou a ser tutor de Barry e consequentemente dos demais velocistas: Wally West e Bart Allen; mantendo a sua importância na Família Flash. Com o seu retorno, Jay adquiriu a habilidade de ter acesso a Força de Aceleração (e alcançar a velocidade da luz), até então, algo que ele não tinha qualquer ligação.

the-flash-75-anos-do-heroi-mais-rapido-dos-quadrinhos2

Os Novos 52 nos apresentou de volta a ideia de que Jay Garrick e Barry Allen vivem em terras paralelas. Jay Garrick se torna o Flash da Terra 02, ficando conhecido pelo pseudônimo de Mercúrio, devido a seus poderes terem sido originados do Deus de mesmo nome. Ao contrário de sua vestimenta de costume, o uniforme de Jay incorpora a cor azul e seu raio símbolo vai  do seu peitoral até sua perna direita, dando um visual elegante e moderno ao velocista.

Leia mais: A lista completa das animações da DC Comics

the-flash-75-anos-do-heroi-mais-rapido-dos-quadrinhos3

O cientista forense Barry Allen, adquiriu suas habilidades durante um acidente químico, ele foi banhado por produtos químicos após ser atingido por um raio. Esse acidente permitiu que Barry fosse capaz de acessar e canalizar o poder vindo da Força de Aceleração, sendo assim, capaz de correr em velocidades altíssimas e usufruir de habilidades até então, não usadas pelo primeiro Flash. Como vibrar suas moléculas através da matéria, por exemplo. Sendo um Flash, Barry passa a ser um símbolo para Central City e consequentemente, um membro fundador da Liga da Justiça.

Durantes os eventos de Crises nas Infinitas Terras, Barry parte para avisar seus amigos de uma ameaça que se aproxima, mas ao avisar Batman, é sugado para o universo de antimatéria pelo Anti-Monitor. Torturado mentalmente pelo Pirata-Psíquico, Barry usou o vilão para colocar todos os servos do Anti-Monitor contra ele, ganhado tempo suficiente para destruir o canhão de antimatéria do Anti-Monitor. Rodando em seu próprio eixo para destruir o invólucro exterior, Barry alcançou uma velocidade tão grande, que ele entrou na Força da Aceleração para sempre. Com isso, o herói correu literalmente para a morte.

the-flash-75-anos-do-heroi-mais-rapido-dos-quadrinhos4

Barry retorna em “Crise Final“, mas seu retorno só é explicado no arco “Flash: Renascimento“. Na ocasião, Eobard Thawne explica que ele foi capaz de enviar um pulso subliminar na Força de Aceleração para chamar de volta o que foi deixado na consciência de Barry, criando em seguida sua própria Força de Aceleração Negativa.

No arco “O Dia Mais Claro“, Barry descobre quem foi o responsável pelo assassinato de sua mãe, sendo ele Eobard Thawne.

the-flash-75-anos-do-heroi-mais-rapido-dos-quadrinhos5

Os eventos de “O Dia Mais Claro” tem como consequência o arco “Flashpoint Paradox“, Barry volta ao passado para evitar o assassinato de sua mãe criando assim toda uma linha temporal nova. No final do arco, a reestruturação da linha temporal dá origem aos Novos 52. Neste novo universo reestruturado, Barry não é mais casado com Íris, tendo um relacionamento amoroso com Patty Spivolt. Os Novos 52 também apresenta uma versão futurística de Barry, com alterações no uniforme e um comportamento psicológico instável.

the-flash-75-anos-do-heroi-mais-rapido-dos-quadrinhos6

O velocista Barry Allen também tem diversas versões paralelas, entre elas a do universo de Injustice e o Perseguidor Implacável. Este último, não possui as habilidades dos velocistas, mas sim uma moto que foi criada com a ajuda de seu sobrinho Wally West. Sendo assim, capas de conseguir acessar e canalizar os poderes vindo da Força de Aceleração.

Na segunda parte deste matéria nós vamos falar sobre Wally West, Bart Allen, além dos dias atuais do homem mais rápido dos quadrinhos.

Esta matéria foi escrita por: Isaias Setúbal – Amante da cultura geek, escritor e fanboy do Flash

 

Veja também: Flash | Comemore 75 anos do homem mais rápido do mundo em vídeo da DC Comics

Escrito por Bruno Fonseca

Fundador e editor-chefe do PL. Jornalista apaixonado por quadrinhos, filmes, games e séries.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Maze Runner: Prova de Fogo | Primeiras imagens da sequência são divulgadas

HQ do Dia | The Multiversity – Mastermen #1