in

HQ do Dia | The Valiant #1

Dezembro é sinônimo de fim de ano, fechamento de tramas, feriados e retrospectivas, mas não na Valiant. No início deste mês a editora lançou a primeira edição da mini-série em quatro partes chamada The Valiant, um épico crossover entre algumas de suas franquias mais famosas com uma trama que se estende através de milênios.

A história tem como protagonista e Guerreiro Imortal – Gilad Anni-Padda. Pra quem não está familiarizado, Gilad é o irmão de Aram, mais conhecido como THE-VALIANT-001Armstrong – um dos protagonistas da mensal Archer e Armstrong e foi introduzido no título na edição número 5. A missão do Guerreiro Eterno é proteger os seres conhecidos como Geomancers – indivíduos escolhidos aleatoriamente pelo planeta para ser o elo que une a humanidade a todas as outras formas de vida que habituam a Terra. Geomancers tem poderes sobre toda a natureza e são responsáveis por manter o equilíbrio natural entre o planeta e os seres vivos. O principal inimigo do Guerreiro Imortal é o chamado Inimigo Imortal – uma criatura disforme e caótica que tem o único intuito de desbalancear e descaralhar o nosso planeta. O Inimigo Imortal aparece geralmente na mesma época em que um novo Geomancer surge e por 3 vezes em 10000 anos Gilad foi derrotado, marcado (com cicatrizes) e humilhado pelo Inimigo. Com isso, 3 Geomancer foram mortos lançando o planeta em eras de caos e escuridão.

The Valiant é escrita por Matt Kindt e Jeff Lemire e a primeira edição faz um ótimo trabalho introduzindo o conceito do Guerreiro Imortal e sua eterna luta contra o Inimigo disforme para proteger Geomancers durante milênios. Gilad é mostrado como um fracasso durante a história da humanidade e isso dá vulnerabilidade a um personagem que parecia um bicho-papão indestrutível anteriormente. Lemire e Kindt ainda estabelecem os papéis da nova Geomancer, Kay McHenry, do assassino Bloodshot e do próprio Armstrong unindo um elenco forte e diversificado em uma trama cheia de momentos de ação. O roteiro de The Valiant #1 não tem nada de revolucionário. É uma estréia bem escrita, divertida e movimentada com um conceito interessante. Uma história de fácil compreensão e com fluxo de leitura muito natural.

A arte em toda a mini série é do sensacional Paolo Rivera que faz um de seus primeiros trabalhos totalmente digitais e sinceramente pra quem leu Homem-Aranha e Demolidor com Rivera desenhando não há diferença aparente. Paolo entrega quadros lindos, brutais e cheios de ação clássica seja no passado longínquo do Guerreiro Eterno ou na missão atual de Bloodshot. Enquadramento sóbrio, ritmo narrativo alucinante, cenários caprichadíssimos e caracterização impecável de todo o elenco. O destaque vai para as múltiplas e grotescas representações do Inimigo Imortal em todas as suas aparições – uma criatura transmorfa e horrível criada do zero pelo desenhista.

The Valiant #1 entrega tudo o que prometeu em seus previews – Um elenco forte e diversificado e uma trama envolvente recheada de ação e brutalidade. Tudo isso embrulhado com uma arte espetacular de um dos profissionais mais competentes do mercado. Uma estreia com dois pés na porta que fecha um ano brilhante da editora e já movimenta bastante o ano de 2015 para a Valiant. Compra certa.

Veja minha última resenha: HQ do Dia | Eixo – A Saga completa

Escrito por Igor Tavares

Carioca do Penhão. HQ e Videogames desde 1988. Bateria desde 1996. Figuras de ação desde 1997. Impropérios aleatórios desde 1983.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Vikings | Trailer da 3ª temporada é divulgado

Hannibal – 1ª temporada | Uma adaptação televisiva feita com maestria