in

HQ do Dia | Guerras Secretas – Guerra Civil #1

A Guerra Civil super-heroica é considerada por muitos leitores a última grande saga da Marvel nos últimos vinte anos. A premissa desenvolvida por Mark Millar na época chacoalhou o marasmo instaurado na editora e as repercussões deste conflito se tornaram uma verdadeira “bola de neve” e seus ecos podem ser ouvidos até hoje em alguns de seus personagens.

Cortamos para 2015 – Dentre os múltiplos “retalhos” que formam o grande tecido deste Mundo de Batalha da saga Guerras Secretas de Jonathan Hickman, existe uma região específica na qual o Capitão América nunca se rendeu ao governo Americano e o conflito que rachou a comunidade super heroica da editora persiste até os dias atuais.

Esta re-imaginação é exatamente o que vemos no tie-in de Guerras Secretas chamado “Civil War”, escrito pelo proeminente Charles Soule e ilustrado pelo aclamado Leinil Francis Yu. HQ do Dia  Guerras Secretas Guerra Civil #1

Guerra Civil inicialmente nos dá um panorama geral bem rápido do que aconteceria com o Universo Marvel caso a guerra continuasse.

Então passamos pela Invasão Secreta, pelo Reinado Sombrio de Norman Osborn e assim subsequentemente até a destruição da unidade federativa da nação americana, que literalmente se torna dois países independentes e em conflito. Soule tenta desde o início refletir nestas páginas passagens que remontam aos conflitos no Oriente Médio travestidas com o envelope da Lei do registro.

O roteiro é conciso e tem um ritmo bastante rápido para a quantidade de informações aqui contidas. A presença de Miriam Sharpe, mãe de uma das vítimas da tragédia de Stamford como mediadora entre Steve Rogers e Tony Stark é uma jogada acertada do autor e os diálogos entre Steve e Tony são bem intensos e interessantes de ler.

O autor ainda consegue encaixar um pequeno drama familiar envolvendo (É CLARO!) Peter Parker que pode até gerar bons frutos nas edições seguintes. No entanto, para quem está esperando alguma interação com o contexto geral de Guerras Secretas este tie-in é hermético e impenetrável.

 Guerra Civil talvez seja o tie-in com menos relação ao contexto geral da saga no qual está inserido. Portanto se você só quer ler uma história nos moldes da clássica What If… fique a vontade. Caso contrário, esta é somente mais uma re-imaginação que se aproveita de um contexto amplo e cheio de possibilidades para prestar um serviço aos fãs de Guerra Civil.

As ilustrações de Leinil Yu nesta primeira edição são dignas do portfólio extenso deste artista na Marvel. Se você lembra com carinho da fase escrita por Brian Michael Bendis nos Vingadores ilustrada por Leinil é uma ótima oportunidade para relembrar o traço do desenhista.

Então temos aquele festival de formas musculosas, traços muito grossos pontuados com suas características sombras disformes cheias de ranhuras, expressões faciais que variam entre o sério, o inerte e o raivoso e um enquadramento que não incomoda. Os re-desenhos de alguns personagens para esta realidade são bem burocráticos, limitando-se a semi-exo-esqueletos alados para alguns heróis.

Guerra Civil é no seu âmago uma edição “What If…”, portanto a apreciação desta leitura depende muito de como o público encara este tipo de tie-in. Como linha temporal alternativa Charles Soule nos apresenta um conceito muito interessante apoiado por um roteiro polido, com diálogos intensos e cheio de drama político.

Isso tudo apresentado com uma arte que atende as necessidades do roteiro proposto sem fazer nenhuma cagada. Como laço de ligação entre esta parte do Mundo de Batalha e o resto do contexto geral de Guerras Secretas no entanto, a revista fracassa miseravelmente por conta de seu caráter enclausurado. Assim como na saga original, Guerra Civil vai gerar opiniões controversas entre os leitores: tie-in ou What If? De que lado você está?


Veja as demais resenhas de tie-ins de Guerras Secretas:

Escrito por Igor Tavares

Carioca do Penhão. HQ e Videogames desde 1988. Bateria desde 1996. Figuras de ação desde 1997. Impropérios aleatórios desde 1983.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

O Bom Dinossauro | o Trailer foi liberado, e é mágico!

Minecraft | Filme baseado no jogo já tem um diretor!

Minecraft | Filme baseado no jogo já tem um diretor!