in

Homem-Aranha | Com grandes poderes vem… grandes vilões

O Homem-Aranha tem uma das mais conhecidas galerias de vilões em quadrinhos. Muitas das origens de seus vilões são baseadas em acidentes científicos ou no mau uso da tecnologia científica, paralelamente ao próprio Homem-Aranha. Da mesma forma, muitos também têm fantasias ou poderes com temas animais. Os inimigos do Homem-Aranha são alguns dos melhores antagonistas arredondados em quadrinhos, com ênfase igualada em suas habilidades especiais e suas personalidades.

Spidey também tem uma grande variedade de vilões: bandidos, gênios loucos, chefes do crime e até monstros extraterrestres. Devido à natureza do universo compartilhado em que ele habita, ele também lutou contra muitos vilões mais estreitamente associados a outros heróis. No entanto, estes não são considerados inimigos do Homem-Aranha.

Alguns vilões


Abutre – Origem

Abutre vs Homem AranhaAdrian Toomes foi um antigo engenheiro eletrônico que já foi o parceiro comercial de um homemchamado Gregory Bestman. Bestman lidava com as finanças enquanto Toomes, as invenções. Um dia, depois de criar uma “armadura” de vôo, Toomes apressou-se a ir ao escritório de Bestman para compartilhar as boas notícias. No entanto, Bestman não estava lá, e Toomes descobriu que o Bestman secretamente estava desviando fundos.

Toomes não tinha recurso legal. Enraivecido, Toomes destruiu o negócio, descobrindo que o arnês também lhe concedia força sobre-humana. Ele então decidiu recorrer ao crime como o Abutre. O Abutre emprega um arnês especial de seu próprio projeto que o permite, voar usando um par de asas desgastadas em seus braços. O arnês também o dota de super-força, e alguns dizem que ele ainda prolonga sua vida. Embora Toomes tenha idade avançada, ele é um lutador forte e um assassino sem remorso.

Embora um vilão relativamente desconhecido entre os não fãs de quadrinhos, o Abutre é o segundo vilão que homem aranha enfrentou, tendo sua primeira aparição no The Amazing Spider-Man # 2.

Doutor Octopus – Origem

Doutor OctopusOtto Octavius foi criado em uma casa opressiva, com uma mãe superprotetora e um pai áspero e abusivo. Sua mãe encorajou o jovem Otto, já um bom aluno, a empenhasse na escola, na esperança de que ele tivesse uma vida melhor do que o pai. Otto recebeu uma bolsa de estudos para a universidade, pouco antes de o pai morrer em um acidente de trabalho. Tornando-se obcecado com o trabalho escolar após a morte de seu pai, Otto se aplicou ainda mais a seus estudos em ciência.
Ele se formou e trabalhou com uma empresa de engenharia, logo se tornando um físico e consultor de pesquisa respeitado, além de trabalhar como inventor e palestrante.

Ele logo desenvolveu uma invenção notável – um arnês de caixa que ligava o portador a quatro braços mecânicos. Esta invenção lhe valeu um novo apelido: Doctor Octopus. Por volta dessa época, ele se envolveu com uma colega pesquisadora, Mary Alice Anders, a quem ele acabou por propor casamento. No entanto, o casal feliz foi quebrado pela mãe de Otto, que desaprovava a jovem noiva. Otto interrompeu o noivado com o pedido de sua mãe, que morreu logo depois em meio a uma discussão com o filho.

Tendo perdido todos os seus laços sociais, Otto tornou-se mais retraído e mal-humorado, e ficou obsessivamente dedicado ao seu trabalho ao mesmo tempo em que deixava a cautela profissional e operacional displicente. Essa imprudência com sua segurança pessoal conduziu diretamente a um acidente que mudaria sua vida para sempre.

Um vazamento de radiação no laboratório causou uma explosão, que fundiu os braços mecânicos ao seu corpo. A radiação simultaneamente causou mutações em seu cérebro, permitindo que ele tivesse controle direto sobre os braços através da telepatia. Impulsionado pelo acidente e dano causado a seu corpo e mente, o doutor Octopus se dedicou a uma vida de crime.

Pode ser considerado uma blasfêmia chamar qualquer pessoa que não seja o Duende Verde, o maior vilão do Homem-Aranha de todos os tempos, mas o Doutor Octopus tem sido um incômodo crônico para Homem-Aranha desde sua estréia como Dr. Otto Octavius no The Amazing Spider-Man #3 em 1963.

Duende Verde – Origem

Duende VerdeNorman Osborn era o filho de um homem de negócios Amberson Osborn. Ele teve uma infância decente até que Amberson perdeu a maior parte da fortuna da família após o fracasso de sua invenção, que fez com que Amberson se tornasse alcoólatra e violento. O jovem Norman e sua mãe muitas vezes seriam alvo de abuso físico e psicológico por Amberson para compensar suas falhas. Este abuso fez com que Norman percebesse que apenas os fortes sobrevivem e que ele nunca será fraco. Essa realização o levou a matar o cachorro da família, vendo isso como um problema a menos em sua vida.

Em uma noite tempestuosa e trovejante, para curar o medo do filho, Amberson trancou Norman sozinho em uma das casas vazias e escuras da família, onde Norman encontrou e temia um “monstro verde, tipo “goblin” que o perseguia. Sozinho na escuridão, Norman temia que o monstro o comesse uma vez que a escuridão fosse substituída pela luz, então ele se apoderou da escuridão, desejando que nunca mais o deixasse. Naquela noite, ele percebeu que a Escuridão é era melhor que a luz.

Depois de se formar em administração e química, Norman fundou sua própria empresa, OsCorp, com seu antigo professor de ciência, Dr. Mendel Stromm. Ele se tornaria bem-sucedido e rico ainda um homem de negócios implacável e sempre poderoso. Quando Stromm empresta dinheiro com as contas da empresa, Osborn aproveita a oportunidade e denuncia Stromm por desfalque, deixando Norman, o único proprietário da empresa.

Com o Stromm agora na prisão, Osborn decide continuar trabalhando na fórmula de super força em que Stromm estava trabalhando para vender a melhor proposta. Osborn tenta voltar a fazer a fórmula seguindo as notas do professor Stromm. Para aperfeiçoar a fórmula, Osborn usa seus funcionários como cobaias de teste.

Ele encontra novas anotações e está certo de que as novas notas são a parte faltante da fórmula, no entanto, quando Osborn usa a nova informação, a mistura fica verde brilhante e explode no rosto. Ele é hospitalizado, mas recupera-se a uma velocidade incrível e sobre-humana. Ele percebeu que a explosão não só aumentou sua força, mas também sua inteligência. Isso empurra o megalomaníaco do Norman Osborn no “abismo”, e sua sanidade está perdida.

Stan Lee originalmente tinha a intenção do Duende Verde ser um antigo monstro mitológico encontrado em um sarcófago egípcio. No entanto, Steve Ditko re-imaginou o Duende Verde e transformou-o em humano. A concepção completa do Duende Verde era toda de Ditko. O Green Goblin estreou em Amazing Spider-Man #14 e sua identidade secreta não era conhecida, mas tornou-se instantaneamente popular.

Lee e Ditko não concordaram com o alter ego do personagem. Lee queria que fosse alguém que Spider-Man soubesse, mas Ditko preferiu que fosse um novo personagem para introduzir uma sensação de realismo nas histórias. De acordo com Ditko, ele tinha a intenção de ter Frederick Foswell como Duende Verde. Este desacordo pode ter sido um dos motivos a ter levado a Ditko a deixar Homem-Aranha e na edição 31, o Duende Verde foi finalmente revelado como Norman Osborn.

Kraven – O caçador – Origem

KravenA jovem vida de Sergei Kravinoff era muito difícil como filho de aristocratas russos em Volgograd e São Petersburgo, na Rússia. Com Dimitri (Camaleão) tornando-se o filho ilegítimo do pai de Sergei, Sergei atormentaria seu meio-irmão talentoso em resposta das torturas que recebeu de seu próprio pai alcoólatra. No entanto, a relação entre os Kravinoff era instável, Dimitri ainda admirava seu meio-irmão mais velho, enquanto ele entretinha Sergei com suas habilidades imitadoras.

A vida seria difícil para os Kravinoff quando a Revolução bolchevique forçou os Kravinoff a saírem do país.Quando adulto, Sergei se deslocou para a África, onde ele encontrou um talento natural para a caça. Mudando seu nome para Kraven, Sergei perseguiu seus talentos enquanto ele aumentava suas habilidades de caça e sobrevivência ao longo do safari.

Com o passar dos anos, Kraven tornou-se notório e extremamente rico como caçador de grandes jogos. Kraven, eventualmente, tropeçaria no cofre de um feiticeiro local no Congo Belga e notaria uma poção de ervas que acreditava oferecer maior força, reflexos e resistência. Cego pela necessidade e entusiasmado com sua carreira de caça, Kraven roubou a poção e a consumiu, fazendo com que ganhasse os benefícios da poção. Com suas novas habilidades encontradas, a reputação de Kraven aumentou no mundo inteiro, pois ele se tornou um caçador de jogos que testou e se desafiou com cada caçada perigosa e rara.

Kraven O Caçador fez sua primeira estreia nos quadrinhos em Amazing Spiderman #15 em agosto de 1964. Criado pelo escritor Stan Lee e o artista Steve Ditko, o personagem de Kraven seria inspirado na breve história feita por Richard Connell, conhecido como The Most Dangerous Game. Assemelhando-se estritamente ao antagonista da história, Kraven seria o primeiro vilão que apresentou o conceito de “homem caçador” ao mostrar sua obsessão por caçar e caçar uma presa maior do que o homem, que era Homem-Aranha. Embora Kraven tenha se tornado um vilão bem-sucedido e recorrente, seu principal conceito logo começou a desaparecer, pois ele se viu se tornando nada mais do que um mercenário mal sucedido.

Homem de areia

Sandman – Origem

William Baker nasceu no Queens, Nova York. Aos três anos, seu pai o abandonou e a sua mãe, uma zeladora.Na escola preparatória, um menino chamado Vic e seus dois amigos abusaram de William até que ele aprendesse a lutar usando os movimentos dos adversários contra eles mesmos, uma técnica que ele interpretou como se ele “escorregasse pelos dedos como a areia”.

Vic devia uma grande quantidade de dinheiro. Em desespero, ele implorou a Flint para entregar um jogo de futebol que ele apostou para pagar sua dívida. Flint fez, mas foi expulso da equipe depois que o treinador descobriu seu envolvimento nessa corrupção. Ao jogar futebol Baker adotou o apelido Flint que era o segundo nome do seu crush, Miss Flint. O treinador fala que ele não vai conseguir nada de importante em sua vida. Então Flint rouba seu ex-treinador, resultando em sua expulsão da escola e segue em uma vida de crime.

Ao contrário de praticamente todos os outros vilões nesta lista, Sandman começou mais como um adversário, do que um vilão de fato e, eventualmente, se tornou um aliado de Spider-Man (e dos Vingadores!), Embora ele sempre pareça reverter para o seu eu criminal. Outro personagem criado por Stan Lee e Steve Ditko, William Baker apareceu pela primeira vez vestindo sua camisa verde-listrada perpétua em The Amazing Spider-Man # 4 em 1963.

O Lagarto – Origem

Lagarto vs Homem AranhaConnors nasceu em Coral Gables, Flórida. Ele era um cirurgião dotado que foi alistado no Exército dos EUA e foi enviado à guerra. Ele realizaria uma cirurgia no campo de batalha de emergência para os feridos, até que uma explosão inesperada atingiu seu braço e teve que ser amputado. Connors voltou a uma vida civil e tornou-se cientista de pesquisa.

Devido ao seu braço amputado e à habilidade dos lagartos de regenerar os apêndices perdidos, Connors tornou-se obcecado na regeneração dos répteis e estudou amplamente a biologia reptiliana. Depois de anos trabalhando em casa com o auxílio do amigo de guerra Ted Sallis, Connors desenvolveu um soro de crescimento retirado do DNA reptiliano.

Apesar dos avisos de sua esposa, ele tentou em um coelho e viu que era um sucesso. Ele então tentou isso sozinho. Depois que ele ingeriu a fórmula, seu braço realmente cresceu de volta, mas houve um efeito colateral inesperado. O soro transformou-o em um monstro humanoide e reptil.
Embora o Dr. Connors não seja um vilão (ele ajudou o Homem-Aranha em várias ocasiões), seu alter-ego reptiliano certamente é.

Electro – Origem

Electro vs Homem AranhaMaxwell Dillion nasceu em Endicott, Nova York, onde seu pai era um contador que estava tendo dificuldades em manter o emprego. Por isso, Maxwell e sua família estavam constantemente se mudando, o que também causou que Maxwell se tornasse uma criança reclusa vendo como era difícil fazer novos amigos porque a família estava sempre viajando. O pai de Maxwell eventualmente abandonou a família, a mãe de Maxwell começou a superproteger ele, até a idade adulta.

Querendo encontrar alguma independência dentro de sua vida, Maxwell queria ir para a faculdade, mas sua mãe não concordou com a escolha de Maxwell, e sugere que ele procure um emprego como eletricista. Sua mãe morreu e Maxwell perseguiu seus objetivos e mais tarde tornou-se um dos eletricistas mais notáveis e experientes já conhecidos.

Maxwell mais tarde foi casado com uma mulher conhecida como Norma Lynn, que o deixa depois dele decidir seguir sua carreira como eletricista em vez de assumir as responsabilidades como marido. Desenvolvendo uma personalidade egoísta e arrogante, outros tiveram problemas para solicitar serviços ou favores de Maxwell sem que ele exigisse algo em troca.

Quando um colega de reparo de linha foi golpeado e ficou inconsciente e preso em um poste com fios perigosos soltos, Maxwell foi solicitado por seu empregador para salvar a vida do tal eletricista. Salvando o inconsciente eletricista e levando-o à segurança, um raio atingiu Maxwell derrubando-o do poste aparentemente matando ele. No entanto, Maxwell descobriu que ganhou alguma forma de energia elétrica com a capacidade de produzir até um milhão de volts de eletricidade.

Homem-Aranha lidou com todos os tipos de vilões em seu tempo como o herói amigão da vizinhança, mas um de seus inimigos mais desafiadores foi Electro. Primeiro aparição em The Amazing Spider-Man # 9. Com poderes como estes, não é de se admirar que o Homem-Aranha tenha tido dificuldade em derrotá-lo. Ser um membro fundador do Sinister Six certamente não beneficia o Spidey também.

Mysterio – Origem

MysterioQuentin Beck era um especialista em design de dispositivos de efeitos especiais e ilusões, bem comoum mestre hipnotizador e mágico, e um químico amador. Ele também possuía uma riqueza de conhecimento em técnicas de combate mão-a-mão que ele aprendeu como dublê. Infelizmente, todas essas coisas fizeram pouco para ajudar sua carreira na indústria cinematográfica. Um dia, um colega brincou que a maneira mais fácil de se tornar famoso era virar um herói fantasiado. Foi aqui que Mysterio nasceu. Outras 3 pessoas já se vestiram de Mysterio.
Sua primeira aparição foi em The Amazing Spider-Man #13.

Venom – Origem

Edward Allen “Eddie” Brock foi criado em uma família católica romana Venom vs Homem Aranhaem São Francisco. Em sua infância, ele ajudou uma jovem a procurar o gato desaparecido. O que ninguém sabe é que Eddie tinha o gato no porão. Ele devolveu o gato para a garota muito feliz, todos no bairro o vêem como o herói. Quando eles perguntaram como ele fez isso, ele diz: “Foi fácil”. Esta é a primeira vez em uma lista de muitos onde Eddie mostra-se ser um mentiroso compulsivo com um complexo de heroísmo.

Anos depois Eddie candidata-se a uma vaga no curso de jornalismo na E.S.U. Um certo dia ele se depara com Anne Weying, sua futura esposa. Para tentar conhecê-la, ele diz que era novo no campus e pergunta se ela poderia ajudá-lo a encontrar seu lugar. Depois de caminhar pela cidade um pouco, eles acabam em uma verdadeira parte ruim. Quando ela mostra seu desconforto, ele revela que mora em um dos dormitórios e que ele só queria passar algum tempo com ela.

Ela está prestes a gritar, quando alguém esmaga uma garrafa de vinho na cabeça de Eddie. Anne é empurrada, e ela atinge a cabeça em uma hidrante. Um grupo de homens os rodeia e Eddie, mostrando seu lado mais sombrio, tenta fazer um acordo. Eles levam Anne e troca deixam ir, e que ele não vai dizer uma palavra. Os homens não aceitam e alguém tira uma faca. Mas, então, Homem-Aranha aparece e bate nos suspeitos. Depois, Homem-Aranha diz a Eddie para chamar a policia e vai embora. Anne então acorda e fica chocada ao ver Eddie ao lado do grupo com todos inconscientes. Ela então pergunta a ele como fez isso e ele diz com o mesmo sorriso que ele deu quando ele disse a última vez, “Foi fácil”.

Muito depois, Eddie e Anne se casam. Eddie vira estagiário no Clarim Diário. Ele publica uma matéria onde diz ter descoberto a verdadeira identidade do Sin Eater, ele é demitido logo depois do Homem Aranha achar o verdadeiro culpado, desmentindo assim a matéria de Eddie. Algum tempo depois, a secretária eletrônica de Eddie registra uma mensagem de Anne. Ela diz que está trazendo um advogado para que ele possa assinar os papéis do divórcio. Em seguida, vemos Eddie sair de seu apartamento com uma arma. Ele diz que sabe que é pecado, mas ele tem que se matar.

Ele culpa o Homem-Aranha por arruinar sua vida, e diz que tudo o que ele pode achar é que está matando ele. Quando ele começa a falar sobre seu ódio pelo Homem-Aranha, o simbionte Venom aparece como uma lágrima mais uma vez sob o olho da estátua. No entanto, desta vez ele se dirige diretamente para Brock. Ele percebe um segundo antes de acontecer, o simbionte atravessa seus olhos e começa a se unir com ele. Um Eddie assustado, começa a gritar. O padre o ouve e sai. Quando vê Eddie ele foge para chamar a polícia.

Enquanto isso, Eddie está vendo algumas das memórias do simbionte, incluindo Spider-Man, encontrando o simbionte no Battleworld, e Spider-Man se livrando disso. Eddie então começa a perceber que o simbionte não está tentando machucá-lo, mas que eles estão do mesmo lado. Assim como o simbionte se funde completamente com dele, Eddie desmaia e dois policiais aparecem.
Quando eles se aproximam de Brock, ele acorda. Os dois policiais começam a disparar, mas o simbionte interrompe as balas e agarra uma delas.

O policial e o padre fugiram. Eddie se aproxima do padre e pede-lhe para perdoar Eddie pelas coisas que ele fez, incluindo o assassinato que acabou de acontecer.Sua primeira aparição foi em The Amazing Spider-Man #299. A sequência de quadrinhos de sua primeira aparição chega a ser um pouco sinistro e “belo”. Ele aparece pra Mary Jane e fala “Ei, querida…cheguei.”


Carnificina – Origem

Carnificina vs Homem Aranha Quando o simbionte de Venom voltou a se unir com Eddie Brock ele estava preso, involuntariamente deixou para trás uma descendência simbionte (Os simbiontes se reproduzem de forma assexuada. As crianças não têm consequências para o pai. Assim, o simbionte Venom não sentiu necessidade de informar Brock sobre a existência do novo simbionte).

Esta criatura derivada do Venom entrou em um corte na pele de um colega de prisão de Brock, Cletus Kasady, um assassino em série insano, ligando assim com o sangue e transformando-o em Carnificina (causando assim que seu simbionte ficasse vermelho). Ele escapou da prisão, e começou uma série de assassinatos, e na cena de cada crime, ele escrevia “Regras de Carnage” nas paredes com seu próprio sangue.

Carnificina e Cletus compartilhavam o amor de matar. Cletus Kasady está no controle total do simbionte, ao contrário de Eddie Brock, que ainda faz algumas lutas com seu próprio alienígena. Ao contrário do Venom, carnificina se refere a si mesmo como “eu” ao invés de “nós” porque Kasady e Carnificina se tornaram um literalmente ao ponto que o simbionte vive em seu sangue. Talvez devido em parte à sua insanidade, a força e as habilidades de Carnificina excedem em muito as de seus preceptores, Venom e Spider-Man, e crescem com sua sede de sangue. Sua primeira aparição foi em The Amazing Spider-Man #361.

Carnificina na verdade não era a primeira escolha de nome de seus criadores, como revelado no jornal comercial: Spider-Man: Carnage, seu nome original era Chaos, mas devido a um personagem DC que compartilhava esse nome, ele foi rejeitado. A segunda escolha foi Ravage, mas, poderiam surgir rumores de ele estar vinculado a Ravage 2099, esse nome também foi rejeitado, e Carnificina era a terceira opção quando se tratava de nomear o personagem.

Veja também:

Origens e Evoluções | Homem-Aranha

 

Escrito por Acidezer

Só sei que com grandes poderes vem também grandes problemas.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

HQ do Dia | Liga da Justiça #02

Mulher-Maravilha | 12 HQs para conhecer a amazona Themyscira