in

Grandes atuações de Marilyn Monroe

Marilyn Monroe nunca se importou com o dinheiro, o que ela queria mesmo era fama, não importava o que ela precisasse fazer para conseguir o estrelato. Foi assim que ela chegou a Hollywood.

A câmera simplesmente amava a loira, poucos artistas na história do cinema fotografavam tão bem quanto ela. Exigente ao extremo, temperamental e linda, como a maioria das estrelas deve ser, muitas pessoas em Hollywood a detestavam, na mesma proporção que a invejavam.

Norma Jean Mortenson é o maior mito erótico do século XX e se mantém até hoje como ícone do cinema, da moda e principalmente da sensualidade.

Confira aqui, grandes atuações dessa loira maravilhosa, que conseguiu conquistar o coração do mundo, e até mesmo do presidente:

Quanto Mais Quente Melhor (1959) – Billy Wilder

Grandes atuações de Marilyn Monroe 1

Título original: Some Like It Hot

Na Chicago de 1929, dois músicos desempregados, Jack Lemmon e Tony Curtis, presenciam o massacre de São Valentim. Para escapar dos gangsters, se infiltram num grupo musical feminino que está indo para Miami disfarçados de mulher. Tony acaba se apaixonando pela cantora Sugar, interpretada por Marilyn Monroe, que pensa se tratar de uma mulher e, para complicar, um milionário se apaixona pela disfarce de Jack.

Considerado um clássico, e também o melhor filme de Marilyn Monroe e Billy Wilder.

Como Agarrar um Milionário (1953) – Jean Negulesco

Grandes atuações de Marilyn Monroe como agarrar um milionario

Título original: How to Marry a Millionaire

Em Nova York, Schatze Page (Lauren Bacall), Pola Debevoise (Marilyn Monroe) e Loco Dempsey (Betty Grable), três modelos, belas mulheres cansadas de namorados sem dinheiro, alugam um belo apartamento em Manhattan para atrair maridos ricos. Mas o dinheiro vai acabando e elas só se interessam por homens pobres.

Curiosidade: Como Agarrar Um Milionário, é uma nova versão do filme Cortesãs Modernas, de 1932, que também teve a participação da atriz Betty Grable.

O Inventor da Mocidade (1952) – Howard Hawks

Grandes atuações de Marilyn Monroe o inventor da mocidade

Título original: Barnaby Fulton

Cary Grant é um cientista que desenvolve uma fórmula de juventude eterna, e está testando em chimpanzés. Ginger Rogers, sua esposa, o auxilia. Até que a sua cobaia, despeja a fórmula no bebedouro do laboratório e eles a tomam. Sua jovem e bela secretária, Marilyn, morre de amores por ele.

Curiosidade: Marilyn estava começando sua carreira e ainda era coadjuvante nessa trama.

Torrentes de Paixão (1953) – Henry Hathaway

Grandes atuações de Marilyn Niagara torrentes da paixão

Título original: Niagara

O casamento de Rose e o marido, Marilyn e Joseph Cotten, vai indo de mal a pior. Eles estão de férias nas cataratas do Niágara, e conhecem um casal que está numa segunda lua de mel. Casualmente a mulher descobre que Rose não só tem um amante, como que eles pretendem matar o marido.

Curiosidade: esse foi um papel completamente diferente na carreira de Marilyn, quando ainda não tinham encontrado o “estilo” da atriz nas telonas.

 O Pecado Mora ao Lado (1955) – Billy Wilder

Grandes atuações de Marilyn Monroe 2 o pecado mora ao lado

Título original: The Seven Year Itch

O título original descreve melhor o filme. Na trama, um escritor se sente só quando a mulher e o filho resolvem viajar, no mesmo período, uma jovem linda, aspirante a atriz interpretada por Marilyn Monroe, torna-se sua vizinha. Ele cairá ou não em tentação?

Curiosidade: a famosa cena do vento levantando seu vestido foi gravada em um estúdio, mas em uma jogada de marketing genial, foi simulada uma gravação de madrugada em Nova York, que atraiu uma multidão, flashs e muita publicidade gratuita.

Os Homens Preferem as Loiras (1953) – Howard Hawks

Grandes atuações de Marilyn Monroe 3 os homens preferem as loiras

Título original: Gentlemen Prefer Blondes

Jane Russell e Marilyn Monroe são duas belas dançarinas, que embarcam num cruzeiro para Paris, que foi pago pelo noivo de Jane. Porém seu sogro contrata um detetive para comprovar sua infidelidade, causando uma série de confusões.

Curiosidade: Marilyn foi escalada em lugar da atriz Betty Grable, por cobrar menos em sua atuação, e acabou consagrada com a canção “Diamonds are the Girl’s Best Friend“.

Nunca Fui Santa (1956) – Joshua Logan

Grandes atuações de Marilyn Monroe nunca fui santa

Título original: Bus Stop

Um caubói se apaixona por uma cantora de saloon, sem saber nada sobre ela. Ele quer casar e levá-la para seu rancho, contra sua vontade, ela então foge para o Arizona tentar a carreira artística, mas ele a persegue até uma parada de ônibus. O caubói vai fazer de tudo para ficar com Cherie, mas para isso, precisa fazer com que a cantora deixe seu rancho e o homem que pretendia casar.

Curiosidade: Marilyn recebeu elogios como protagonista, uma faceta para quem sabe da história de “ódio gratuito” no estrelato da loira. E Don Murray, foi indicado ao Oscar.

O Príncipe Encantado (1957) – Laurence Olivier

Grandes atuações de Marilyn Monroe The Prince and the Showgirl

Título original: The Prince and the Showgirl

Em 1912, o príncipe Charles, interpretado pelo próprio diretor, Laurence Olivier, regente de um reino na Europa, faz uma visita a Londres para participar da coroação do novo rei britânico. Ele passa a noite em um clube, onde conhece Elsie, interpretada por Marilyn Monroe, uma corista americana. O regente fica encantado pela jovem e resolve chamá-la para um jantar na embaixada. A convite da rainha, Elsie fica mais tempo e começa a trazer Charles de volta à vida.

Curiosidade: Laurence Olivier dirigiu o longa produzido por Marilyn, que deixou o set de pernas para o ar. Ela tinha controle sobre tudo, mas por contrato não poderia demiti-lo. O roteiro do longa foi refeito pelo marido Arthur MIller, alterando o que deveria ser um musical. E como era costume, Marilyn faltava constantemente às filmagens. A atriz sofreu mais um aborto e não conseguia decorar suas falas. Reza a lenda que ela teve que repetir 57 vezes a fala “Onde está meu bourbon?”. E que traumatizado, Olivier abandonou a direção de cinema, só voltando a fazê-lo vários anos depois.

Adorável Pecadora (1960) – George Cukor

Grandes atuações de Marilyn Monroe 3 adoravel pecadora

Título original: Let’s Make Love

Jean-Marc Clement (Yves Montand) é um milionário, dono de uma empresa poderosa, que reina a bolsa de Nova Iorque. Ele descobre que vai ser satirizado nos palcos e resolve ir ao teatro, onde conhece a atriz Amanda Dell (Marilyn Monroe). O diretor da produção acredita que Jean-Marc é um ator de verdade e resolve selecioná-lo para representar a si mesmo. Ele aceita o papel para ficar perto da atriz e esta conquista vai mudar a sua vida.

Curiosidade: George Cukor quase enlouqueceu com Marilyn na produção do longa. Ela estava grávida, e acabou perdendo o bebê. Teve até que ser filmada em closes. Seu marido Arthur Miller, reescreveu o roteiro para aumentar seu papel, o que fez Gregory Peck desistir do projeto.

Os Desajustados (1961) – John Huston

Grandes atuações de Marilyn Monroe desajustados

Título original: The Misfits

Marilyn é uma mulher sensível e recém divorciada, vai morar com um cowboy, Clark Gable. E para ganhar algum dinheiro, o homem vai junto com o amigo, Montgomery Clift, caçar cavalos selvagens para serem abatidos. Um filme amargo e triste de John Huston.

Curiosidade: esse foi o último filme de Gable, que morreu 3 semanas após as filmagens. E o último filme completo de Marilyn, que se rendeu as drogas.


Bônus:

Se quiser saber um pouco mais sobre a vida e o estrelado de Marilyn Monroe, esse filme pode ajudar muito:

Sete Dias com Marilyn (2011) – Simon Curtis

Grandes atuações de Marilyn Monroe sete dias com marilyn

Título original: My Week with Marilyn

O filme relata a vida íntima de uma das maiores divas do cinema. Michelle Williams interpreta a musa no auge de sua carreira, e faz bonito não só na aparência. Sua atuação recebeu aplausos da crítica.
No verão de 1956, o jovem Colin Clark (Eddie Redmayne), vindo de Oxford em busca de sucesso na indústria do cinema, trabalhou como assistente no set de filmagem do filme O Príncipe Encantado. Esta produção reunia duas grandes estrelas, Laurece Olivier (Kenneth Branagh) e Marilyn Monroe (Michelle Williams), que estava nesta época em lua de mel com seu novo marido, o dramaturgo Arthur Miller (Dougray Scott). Quase 40 anos mais tarde, em 1957, foi publicado o diário de Miller, intitulado The Prince, The Showgirl and Me (“O Príncipe, a Vedete e Eu”), mas uma semana faltava, e estas páginas desaparecidas foram publicadas mais tarde com o título My Week With Marilyn (“Minha Semana com Marilyn”). Quando Arthur Miller deixa a Inglaterra, Colin decide mostrar a Marilyn os prazeres da vida britânica; esta torna-se uma semana idílica em que ele acompanhou uma estrela ansiosa para fugir dos holofotes de Hollywood e da pressão do trabalho.

Curiosidade: Esse foi o primeiro longa com a participação de Emma Watson, após a saga Harry Potter. O filme é baseado em dois livros de Colin Clark, e centra-se na semana em que Monroe passou um tempo sendo acompanhada na Grã-Bretanha por Clark, depois que seu marido, Arthur Miller, deixou o país.


Veja também:

A Força Feminina no Cinema – Parte 1

A Força Feminina no Cinema – Parte 2

A Força Feminina no Cinema- Parte 3


Se você acha que faltou algum filme da loira na lista, ou se quer indicar algum filme baseado nela, comente por aqui.
Confira também: 15 curiosidades sobre Marilyn Monroe. E não deixe de acompanhar o que acontecerá no decorrer da semana. Boa sessão!

Escrito por Juliane Rodrigues (Exuliane)

Serial killer não praticante, produtora audiovisual de formação e redatora por vocação. Falo sério mas tô brincando no twitter @exuliane

manda nudes: [email protected]

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Drácula – A História Nunca Contada (2014) | A dificuldade moderna de respeitar os clássicos

HQ do Dia | Red Team